TECNOLOGIA

Nasdaq supera marca histórica de 20.000 pontos impulsionado por ações de IA

Por Redação - Em 11/12/2024 às 4:07 PM

Nasdaq Adobestock

Com um avanço superior a 33% este ano, o Nasdaq superou os índices S&P 500 e Dow Jones FOTO: Adobestock

O Nasdaq superou a marca histórica de 20.000 pontos nesta quarta-feira (11), impulsionado pelo desempenho das ações de tecnologia, que continuam a crescer com expectativas de uma regulamentação mais flexível nos Estados Unidos sob a Presidência de Donald Trump, além de apostas no aumento dos lucros de empresas ligadas à inteligência artificial (IA) nos próximos trimestres. O índice chegou a subir 1,6%, alcançando o recorde de 20.001,42 pontos.

Com um avanço superior a 33% este ano, o Nasdaq superou os índices S&P 500 e Dow Jones, beneficiado pelo forte desempenho das megacaps de tecnologia, como Nvidia, Microsoft e Apple. Essas empresas, que agora fazem parte do seleto grupo das empresas com valor de mercado superior a 3 trilhões de dólares, têm sido fundamentais para o crescimento do índice, com a Apple assumindo a liderança no valor de mercado.

O Nasdaq já havia atingido a marca de 19.000 pontos no início de novembro, após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e a conquista da maioria nas duas casas do Congresso pelo Partido Republicano. Desde então, as ações têm sido sustentadas pela expectativa de que as políticas de Trump, como cortes de impostos e uma abordagem mais flexível para regulamentações, possam beneficiar as grandes empresas de tecnologia. Além disso, o ciclo de cortes de juros promovido pelo Federal Reserve tem contribuído para manter a economia norte-americana em alta.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business