INOVAÇÃO E VALORIZAÇÃO
M. Dias Branco celebra 10 anos do TPM em busca da Gestão Classe Mundial
Por Marcelo - Em 24/12/2024 às 12:33 PM
A M. Dias Branco iniciou a implementação do Total Performance na Manufatura (TPM) em sua unidade de Eusébio – Fábrica Fortaleza -, em março de 2014, na linha de biscoitos LB05. Desde o início, a iniciativa contou com o apoio decisivo da gestão local, da Diretoria Executiva Técnica e de Operações, e do presidente Ivens Dias Branco Júnior, que sempre destacou a relevância do TPM para capacitar colaboradores e posicionar a empresa na vanguarda da Gestão Classe mundial.
A partir dessa implantação, o TPM se transformou em um pilar estratégico, promovendo melhoria contínua, eliminação de perdas e incremento de produtividade. Atualmente, a metodologia é aplicada em 132 linhas de produção, abrangendo processos industriais e de envase em diversas unidades, incluindo moinhos, impactando diretamente cerca de 5.000 colaboradores. Em uma década, mais de 300 iniciativas de boas práticas, utilizando a metodologia PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir), foram realizadas, refletindo diretamente no avanço dos indicadores operacionais da companhia.
“O programa transformou o dia a dia da M. Dias Branco, promovendo uma cultura de responsabilidade individual e coletiva, onde cada colaborador assume o protagonismo na gestão da independência de seus equipamentos. O lema ‘da máquina cuido eu’ sintetiza esse compromisso, alinhado à estratégia corporativa por meio do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD), em busca contínua pela excelência operacional“, destaca Yunare Targino, gerente corporativo de Processos Industriais.
Colaboração e liderança
O sucesso do TPM na M. Dias Branco é resultado de uma forte sinergia entre áreas estratégicas como operações, manutenção, qualidade, segurança, sustentabilidade e engenharia, fato destacado pelo presidente Ivens Júnior. Todas estas áreas trabalham de forma integrada para erradicar desperdícios, otimizar processos produtivos e construir um ambiente de trabalho ainda mais eficiente e seguro.
Além de transformar suas operações internacionais, o programa TPM tornou-se uma referência na indústria brasileira. Segundo Venício Assunção coordenador de Processos Industriais, a busca pela excelência despertou o interesse de outras empresas, que frequentemente visitam as unidades da M. Dias Branco para conhecer as práticas e estratégias de expansão e implementação da metodologia.
Década de conquistas
Em 2024, a M. Dias Branco comemora uma década do TPM, com marcos importantes que reforçam seu compromisso com inovação e evolução. A ampliação do modelo digital, com operadores apresentando resultados em painéis digitais, e a adesão de novas linhas à etapa 5 da metodologia, consolidam a empresa na Gestão Classe Mundial 5.0.
Os resultados da metodologia são evidentes tanto em indicadores tangíveis, como eficiência operacional, redução de acidentes, melhorias no 5S e diminuição de aplicações de mercado, quanto em impactos intangíveis, refletidos na motivação e engajamento das equipes. Esses ganhos são reiterados por meio da Pesquisa de Clima Organizacional, que aponta altos índices de satisfação e desenvolvimento entre os colaboradores.
“Os impactos do TPM vão além da operação. Eles se traduzem em energia, engajamento e na certeza de que estamos investindo no que realmente importa: pessoas, processos e tecnologia, para construir um futuro sustentável e de excelência para todos os nossos stakeholders”, conclui Yunare Targino.
Com o olhar voltado para o futuro e os aprendizados de uma década de avanços, a M. Dias Branco reafirma sua posição de liderança no mercado nacional de massas e biscoitos, pavimentando o caminho para novas conquistas, como uma referência global em gestão e inovação industrial.