Bicampeão
Recorde de vendas, VW Polo é o carro de passeio mais emplacado do país
Por Jota Pompílio - Em 03/01/2025 às 10:42 AM
Deu o que a In Road já previa : o hatch Polo foi o carro de passeio mais vendido do Brasil e pelo segundo ano consecutivo. Pelos números oficiais, foram 140.155 unidades emplacadas em 2024. O best-seller da marca, o Polo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024, comparando com 2023 (quando foram emplacadas 111.247 unidades do modelo).
“O motivo do sucesso é porque o Polo tem o melhor custo-benefício, custo de propriedade, melhor preço de revenda. Isto sem falar na durabilidade do produto e ainda com a chancela de maior segurança preconizado pela marca”, revela Mara Oliveira, gerente da Nacional Volkswagen do Benfica. Lá, na loja, o preço de entrada é R$ 85.990,00.
O segmento de hatches é o segundo mais importante do Brasil, com 27,2% do mercado. Em 2024, a Volkswagen do Brasil também superou a marca de 400 mil unidades vendidas no ano (com exatamente 400.379 emplacamentos), conquistando o segundo maior volume dos últimos 10 anos. No período, essa marca havia sido superada apenas em 2019, quando a Volkswagen emplacou 411 mil unidades.
Com uma participação de mercado (market share) robusta de 16,1% em 2024, a Volkswagen também é a marca de volume que mais cresce em unidades vendidas no Brasil. Os 400.379 veículos Volkswagen emplacados em 2024 representam 55.340 unidades a mais do que em 2023 (345.039 unidades), com crescimento acima do mercado. Enquanto a Volkswagen cresceu 16% em vendas (2024 x 2023); o mercado total cresceu 14,1%. Os dados preliminares são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Destaque global, a Volkswagen do Brasil também fechou 2024, pelo 2º ano consecutivo, como o 3º maior mercado em volume de vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha.
“A Volkswagen do Brasil acelera em uma trajetória de sucesso. Em 2024, ano em que anunciamos investimentos de R$ 16 bilhões e uma nova ofensiva de 16 lançamentos até 2028, tivemos a honra de superar 400 mil veículos vendidos no País, sendo a marca de volume que mais cresce em número de emplacamentos. Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen lidera os principais segmentos do mercado: SUVs e hatches, sendo o Novo Polo também o carro de passeio mais vendido do Brasil. Além disso, o Brasil segue como o terceiro maior mercado em vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha, também pelo segundo ano consecutivo. São resultados robustos que demonstram a força da Volkswagen, uma marca que alia paixão, inovação e tradição, sempre conectando pessoas e construindo novas histórias de vida”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.