A partir desta sexta (10)

Festival Universo Spanta 2025 agita a Marina da Glória, no Rio de Janeiro

Por Paulla Pinheiro - Em 10/01/2025 às 12:15 AM

Universo Spanta (2)

Universo Spanta 2025

O aguardado Universo Spanta 2025 está pronto para agitar o verão carioca na Marina da Glória, com uma programação rica e vibrante que celebra a diversidade musical brasileira. De 10 até 20 de janeiro, grandes nomes do samba, pop, axé, rap e muito mais se reúnem em um cenário espetacular, à beira da Baía de Guanabara.

A jornada musical começou na última segunda-feira (6), com a estreia do Beco do Spanta. O Bloco Spanta Neném, tradição de mais de 20 carnavais, trouxe sua bateria Spantosa, sob o comando de Mestre Caliquinho. Arlindinho, um dos maiores nomes da nova geração do samba, liderou a roda de samba, acompanhado pelos sambistas Mosquito e Inácio Rios, que apresentaram o projeto Encontros Casuais. Para completar a noite, o lendário Marquinho Sathan, dono de clássicos como “Falsa Consideração”, fez uma participação especial.

Na sexta-feira (10), o festival dá espaço ao pop. No Palco Guanabara, Jão estreia sua “Superturnê”, ao lado de Luísa Sonza com o espetáculo “Escândalo Íntimo”. Enquanto isso, no Palco Lapa, Priscilla, Jovem Dionísio e Alan Rosa, campeão do Voa Sabiá, trazem frescor à programação com seus talentos em ascensão.

O sábado (11) é marcado pela mistura de ritmos no Palco Guanabara, onde Gloria Groove apresenta sua “Serenata da GG”, seguida pelo sertanejo de Jorge e Mateus e pelos remixes dançantes de Pedro Sampaio. No Palco Lapa, o samba de Jorge Aragão se junta ao pagodão baiano do Àttøøxxá e à roda de funk liderada por MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda. Para fechar com chave de ouro, o cortejo traz as escolas de samba Portela e Salgueiro com seus ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira.

No domingo (12), o festival exalta o Nordeste no Palco Guanabara, com Zé Ramalho acompanhado dos filhos Linda e João, além de Lucy Alves. No Palco Lapa, Almério e Martins, Natascha Falcão e Juliana Linhares encantam com sua musicalidade singular. Os blocos Boi de Miracema, Rio Maracatu e Noites do Norte completam o clima festivo com sons típicos dos carnavais do Norte e Nordeste.

A segunda-feira (13) retoma a roda de samba com Arlindinho, celebrando o pagode dos anos 90 ao lado de Délcio Luiz e Mauro Diniz, que prometem emocionar com seus clássicos.

Na sexta-feira (17), o rap domina o Palco Guanabara com Filipe Ret e BK’. No Palco Lapa, as potências femininas Budah e Duquesa dividem o espaço com o rap romântico de MC Maneirinho, representando a nova geração do movimento.

No sábado (18), o Palco Guanabara brilha com Ludmilla, Belo, Simone Mendes e Baco Exu do Blues, enquanto o Palco Lapa vibra com Kevin O Chris, Tatau e o trio Os Garotin. Mangueira e Beija-Flor garantem um espetáculo inesquecível nos cortejos.

No domingo (19), o festival celebra os 40 anos do axé e os 75 anos do trio elétrico no Palco Guanabara, com Bell Marques, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. Já no Palco Lapa, Armandinho, Dodô e Osmar dividem a cena com É o Tchan, Carla Visi, Gerônimo Santana e Ilê Aiyê, celebrando as raízes do carnaval baiano.

Encerrando o Universo Spanta na segunda-feira (20), o Grupo Arruda celebra 20 anos de samba no Beco do Spanta, acompanhado de Moyseis Marques e Arlindinho, encerrando o festival com chave de ouro.

Mais notícias

Ver tudo de Agenda