Taxa do Lixo:
Evandro Leitão afirma que vereadores foram “induzidos ao erro” por Sarto
Por Redação IN Poder - Em 10/01/2025 às 12:36 PM
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), sancionou nesta sexta-feira, 10, o projeto de lei que extingue a Taxa do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, conhecida como Taxa do Lixo. A proposta havia sido aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) no dia anterior, cumprindo uma promessa de campanha do petista.
Durante a coletiva de imprensa, Evandro ressaltou que vereadores que votaram pela criação da taxa em 2022 foram “induzidos ao erro” pelo então prefeito José Sarto (PDT). “Naquele período, o gestor de plantão disse que estava sendo forçado a criar a taxa. Quero eximir aqueles e aquelas que votaram lá atrás”, afirmou. O projeto aprovado inclui emendas que permitem o refinanciamento de débitos e garantem o desconto para pagamento do IPTU em cota única, mesmo com pendências relativas à taxa.
Evandro destacou o caráter simbólico do ato, afirmando que a revogação “honra um compromisso firmado em campanha”. O prefeito também agradeceu aos vereadores pelo apoio e agilidade na aprovação da medida. “Aqui está a representação dos 2,5 milhões de fortalezenses. Quero agradecer no nome do presidente da Câmara, Leo Couto (PSB), e do meu líder, vereador Bruno Mesquita (PSD), pela interlocução com os demais parlamentares”, declarou.
A extinção da taxa, criticada desde sua criação, marca o início da gestão de Evandro Leitão e reforça sua estratégia de diálogo com o Legislativo. O prefeito classificou o momento como “histórico” e um sinal de respeito às demandas da população de Fortaleza.