Impressões

Dirigindo o Citroën Basalt: ótimo custo-benefício em forma de SUV-cupê

Por Jota Pompílio - Última Atualização 14 de janeiro de 2025

Citroen Basalt 1

Citroen Basalt desperta curiosidade por seu design e tem ótimo desempenho.

Para este ano, a Citroën aposta muito no Basalt jogando suas fichas no melhor estilo SUV-cupê. Além do modelo estar bonito, ele vem motor turbo e com valores de chamar atenção.

Cedido gentilmente pela montadora, a Road In ficou com ele durante sete dias e o dirigiu em várias situações. Com o Basalt, a marca francesa acerta na dobradinha de carroceria no estilo cupê com ótimo espaço interno. Andamos na configuração mais completa e potente, a 1.0 Turbo Shine.

Citroen Basalt 6

O SUV-cupê faz seu estilo clean, mas te oferta praticidade.

De cara, os pontos que me chamaram a atenção são o amplo espaço interno e o generoso porta-malas com 490 litros. Os passageiros traseiros terão uma grande área para as pernas – grande mesmo. Para quem gosta de números, suas medidas são 4,34 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,82 m de largura e 2,64 m de distância entre-eixos.
Como se comporta?

Ao volante um ponto de destaque é a posição elevada de dirigir. A visibilidade geral é boa. Embora o volante tenha apenas ajuste de altura, a ergonomia no cockpit é boa, permitindo ao motorista acessar facilmente os comandos e ler a velocidade no painel de instrumentos.

Dirigindo-o, algumas boas surpresas. A primeira é o bom acerto da suspensão. A Stellantis trabalhou bem e conseguiu encontrar um ajuste na medida. Outro é o motor 1.0 turbo de 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol é um dos grandes acertos do Basalt. Seu torque de 20,4 kgfm garante arrancadas vigorosas, e o baixo peso do carro – 1120 kg – faz com que ele seja ágil na cidade e tenha fôlego de sobra na estrada. A transmissão CVT com simulação de 7 marchas oferece uma experiência de condução suave e sem trancos. Com resposta ao acelerador eficiente, e o modelo entrega uma condução prazerosa tanto em baixa quanto em alta velocidade.

Citroen Basalt 5

Modelo tem ótimo bagageiro e ideal para viagens.

Consumo

Apesar de ser um SUV voltado para o ambiente urbano, o Basalt também se mostrou competente em ruas de terra e terrenos irregulares. O gerenciamento anti-derrapante, no entanto, mostrou certa limitação em ladeiras mais íngremes, deixando o carro ligeiramente mais lento, mas nada que comprometa a experiência como um todo.
O consumo é outro ponto que merece elogios. Com gasolina, o Citroën Basalt faz 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, números bem competitivos para o segmento. Com etanol, os números caem para 8,3 km/l e 9,6 km/l, respectivamente, segundo dados do Inmetro. Em nossos testes, percebemos que o consumo real pode ser ainda melhor, especialmente em trechos urbanos.

Eu compraria e a vantagem do Basalt está no preço, R$ 89.990. O conjunto mecânico atende bem ao SUV, ao menos nesta configuração com motor 1.0 turbo. No entanto, há uma expectativa para que seu desempenho seja também bastante razoável com o motor aspirado por conta do baixo peso: apenas 1.120 kg, ou seja, 5 kg a menos que o C3 You!.

Citroen Basalt 2

Mais notícias

Ver tudo de IN Road