PESQUISA FIRMUS

Projeção das empresas indica crescimento de 3% para o PIB em 2024

Por Redação - Em 13/01/2025 às 2:25 PM

Economia, Moeda Real,dinheiro, Calculadora

No que diz respeito à inflação, as empresas também ajustaram suas expectativas para 2025. A mediana das projeções de inflação subiu de 4% para 4,2%

A mediana das projeções de empresas não financeiras para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 subiu de 2,20% para 3%, conforme apontou a Pesquisa Firmus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (13). O aumento nas estimativas reflete uma percepção mais otimista em relação ao desempenho da economia no próximo ano, mas ainda está abaixo da previsão do Ministério da Fazenda, que projeta um crescimento de 3,6% para o PIB.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 29 de novembro de 2024 e visa capturar a percepção de empresas não financeiras sobre a situação de seus negócios e as variáveis econômicas que podem impactar suas decisões. De acordo com o levantamento, o número final de crescimento do PIB será oficialmente divulgado em março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No que diz respeito à inflação, as empresas também ajustaram suas expectativas para 2025. A mediana das projeções de inflação subiu de 4% para 4,2%, refletindo uma ligeira elevação nas estimativas de pressão sobre os preços para o próximo ano. Esse aumento nas expectativas também tem sido monitorado de perto, dada a importância da inflação para as decisões de política econômica do governo.

Outro ponto destacado pela pesquisa foi a expectativa das empresas em relação ao câmbio. Para os próximos seis meses, a mediana das respostas aponta para um fortalecimento do real frente ao dólar, com o mercado projetando que a moeda americana fechará em R$ 5,70 no final de maio de 2025.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business