COMÉRCIO EXTERIOR
Brasil alcança 304 novos mercados de exportação com abertura para feijão comum na Costa Rica
Por Redação - Em 15/01/2025 às 9:52 AM
A Costa Rica informou, nesta semana, que aceitou a certificação fitossanitária brasileira para a exportação de feijão comum (Phaseolus vulgaris) para o país. A medida não só amplia o acesso do Brasil a um novo mercado, mas também marca mais um passo importante na expansão das exportações brasileiras. Com essa conquista, o Brasil atinge a marca de 304 novos mercados abertos desde o início de 2023, com 64 destinos diferentes.
A Costa Rica é o quarto mercado a ser oficialmente aberto em 2025, refletindo o sucesso contínuo das estratégias comerciais e diplomáticas do país. Em 2024, o Brasil exportou para a Costa Rica mais de US$ 272 milhões em produtos agropecuários, com destaque para cereais, farinhas e preparações, complexo soja e produtos florestais.
Esses avanços são frutos de um esforço conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que vêm trabalhando para diversificar os mercados para os produtos agropecuários brasileiros. Com o feijão comum, o Brasil se fortalece ainda mais no comércio internacional, ampliando suas possibilidades e consolidando sua posição como líder no setor agropecuário global.