BOLSA DE VALORES
Ações da Azul e da Gol registram fortes ganhos com avanço nas negociações de fusão
Por Redação - Em 16/01/2025 às 11:51 AM
As ações da Azul (AZUL4) e da Gol (GOLL4) apresentaram fortes valorização nesta quinta-feira (16), impulsionadas pelo avanço das negociações para uma possível fusão entre as duas companhias aéreas brasileiras. Às 10h13, os papéis da Gol subiam 18,40% (R$ 1,94), enquanto as ações da Azul avançavam 10,66% (R$ 4,88), após 17 minutos em leilão.
As empresas anunciaram a assinatura de um memorando de entendimentos (MoU) com o objetivo de explorar a viabilidade de uma combinação de negócios, embora o acordo seja não vinculante. O MoU estabelece as bases de governança para os primeiros 3-4 anos, com a manutenção das marcas separadas das companhias, além de definir as condições financeiras da transação, que dependem do andamento da recuperação judicial da Gol.
A XP, corretora que acompanhou o movimento, avaliou o acordo como positivo devido às sinergias esperadas, apesar das incertezas relacionadas ao processo de aprovação antitruste e à reestruturação financeira da Gol. Segundo a Gol, a negociação com a Abra, controladora da companhia, não impacta a estratégia ou as operações da empresa, que continua focada em concluir sua recuperação.
O MoU ainda está sujeito à conclusão da reestruturação da Gol e à aprovação das partes envolvidas, incluindo as autoridades antitruste brasileiras. Caso a fusão seja concretizada, espera-se que as duas companhias mantenham seus certificados operacionais e busquem maior eficiência operacional.