menor custo

Arena Castelão e hospitais regionais do Ceará passam a ser abastecidos por energia limpa

Por Redação In Poder - Em 16/01/2025 às 3:46 PM

Whatsapp Image 2025 01 16 At 15.29.16

Foto: Divulgação

O Estado do Ceará ampliou, em dezembro, o número de equipamentos públicos abastecidos por energia limpa e de menor custo, consolidando-se como pioneiro na inclusão de grandes estruturas no Mercado Livre de Energia. Mediado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o contrato com a comercializadora EDP passou a atender a Arena Castelão, os hospitais regionais do Cariri, Região Norte, Sertão Central e Vale do Jaguaribe, além de cinco UPAs e os hospitais Leonardo Da Vinci e Dr. Waldemar Alcântara, em Fortaleza. Com isso, 17 unidades estaduais já operam no novo sistema, resultando em uma economia média de 26% nos custos energéticos.

Para o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, a iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade. “Estamos comprometidos com a transição energética e com a sustentabilidade dos nossos equipamentos públicos. Com essa iniciativa, garantimos não só uma economia significativa aos cofres públicos, mas também um abastecimento consciente, oriundo de fontes renováveis e que trará benefícios às futuras gerações de toda a população cearense”, afirmou. Ele destacou que a migração protege os órgãos das oscilações das bandeiras tarifárias, uma vez que o contrato garante tarifas fixas, assegurando previsibilidade orçamentária.

A mudança já apresenta resultados expressivos, como a economia de 31,9% nos gastos com energia na Arena Castelão. Outros equipamentos de grande consumo, como os hospitais regionais, também registraram reduções significativas: Cariri (-26,89%), Região Norte (-26,58%), Sertão Central (-26,69%) e Vale do Jaguaribe (-28,27%).

No Hospital Leonardo Da Vinci e no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, as economias previstas são de 25,49% e 27,02%, respectivamente. Segundo Hélio Winston Leitão, mais estruturas serão incluídas no Mercado Livre de Energia ainda este mês. “Até o fim deste mês, devemos concluir a inclusão de ainda mais equipamentos públicos, como a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), a Casa da Mulher Brasileira e as unidades do Hemoce em Fortaleza, Iguatu e Crato”, concluiu.

A iniciativa antecipa em cinco anos a meta estabelecida pelo Decreto Estadual Nº 33.264, que prevê a autossuficiência energética em fontes renováveis para órgãos estaduais até 2029. Todo o consumo, estimado em mais de 100 GW/h anuais, será abastecido por fontes limpas, reafirmando o compromisso do Ceará com a sustentabilidade e eficiência energética.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder