REDUÇÃO DE GASTOS

Seinfra autoriza a construção de usina solar para abastecer unidades da Ceasa

Por Marcelo Cabral - Em 17/01/2025 às 2:36 PM

O titular da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Hélio Winston Leitão, autorizou a construção de uma usina solar fotovoltaica destinada a abastecer três unidades das Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), localizadas em Maracanaú, Tianguá e Barbalha. A iniciativa visa reduzir em até 50% os custos de energia elétrica dessas unidades, reforçando o compromisso do Estado com a eficiência energética e a sustentabilidade. A obra será financiada pelo Fundo de Incentivo à Eficiência Energética (FIEE), sob a gestão da Seinfra.

Secretário Hélio Winston, ao centro, ouve as explicações de Tin Gomes sobre a sustentabilidade do projeto                                         Foto: Erivaldo Vieira

A usina será instalada na unidade de Maracanaú, utilizando o conceito de estacionamentos solares, que cobrirão 400 vagas de estacionamento com placas fotovoltaicas. O sistema terá uma potência instalada de 97,50 kWp, suficiente para suprir as demandas energéticas dos três entrepostos. “Essas placas solares vão gerar energia limpa para as unidades da Ceasa no Ceará, promovendo economia e um consumo mais sustentável. O prazo de conclusão da obra é de oito meses, e acreditamos que ainda este ano o governador Elmano de Freitas inaugurará esse projeto tão relevante para o Estado”, afirma o presidente do Ceasa-CE, Tin Gomes.

Início da obra

A ordem de serviço para a construção foi assinada por Hélio Winston, Tin Gomes e Pedro Rodrigues, diretor da Silveira Engenharia, empresa responsável pela execução do projeto. Além da instalação dos painéis solares, a obra contempla a elaboração de um projeto de micro e minigeração de energia em conformidade com a Resolução Normativa nº 482/2012 da Aneel, a conexão com a rede elétrica e todos os trabalhos necessários para o pleno funcionamento do sistema fotovoltaico.

A energia gerada será suficiente para cobrir metade dos gastos com eletricidade da Ceasa, garantindo não apenas economia, mas também benefícios ambientais“, destaca Tin Gomes. Já o secretário Hélio Winston reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Essa obra é um marco para o Ceará, alinhando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. Por meio do FIEE, seguimos incentivando projetos que promovam o uso de energia limpa e sustentável”.

Ceasa de Maracanaú vai sediar a usina solar no estacionamento                                 Foto: Ascom Ceasa

Modelo de economia limpa

Com a usina fotovoltaica da Ceasa, o Ceará consolida sua posição como referência em energia renovável e infraestrutura sustentável. Além de reduzir os custos operacionais, a iniciativa contribui diretamente para a meta estadual de ampliação do uso de fontes limpas no consumo de energia.

“O Governo do Ceará está comprometido em liderar projetos inovadores que beneficiem a população e respeitem o meio ambiente. Este é mais um passo importante na construção de uma economia verde e resiliente”, conclui o secretário Hélio Winston.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder