Impressões ao volante
Test Drive: Novo Nissan Sentra passa força, elegância e desempenho na medida perfeita
Por Jota Pompílio - Em 20/01/2025 às 10:41 AM
Não precisa ser expert para notar que o Novo Nissan Sentra repassa arrojo e elegância em seu design. Dotado de esportividade e “musculatura” de outros sedans da Nissan, o modelo tá lindo de “se ver” usando uma expressão popular. A esportividade é reforçada com o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro. Cedido pela montadora, ficamos sete dias sentindo suas impressões que repassamos para você agora.
Segundo a Nissan, a carroceria foi feita sob medida para ajudar a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia chegaram a uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.
Mais largo que seus concorrentes, e com 5 cm a mais que a geração anterior, o Novo Nissan Sentra ganhou um interior com muito mais espaço, oferecendo conforto acima do nível do segmento. Assim, o motorista fica em uma área confortável, de onde comanda o sedan, que tem direção elétrica com volante em forma de “D”, com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC).
Vale lembrar que o Sentra é importado do México, sendo que a maior parte da produção é encaminhada para os EUA. Lá, o sedã é praticamente um carro de entrada. Abaixo dele, somente o Versa que é o carro 0km mais barato daquele país. Somente assim entende-se o uso ainda de um motor 2.0 aspirado. Já tem variadores de fase para o comando de válvulas e injeção direta, mas roda apenas com gasolina.
O modelo tem ótima arrancada e seu desempenho é muito bom, seja em ruas ou rodovias. São 151 cv de potência entregues no pico de 6.000 rpm. O torque máximo chega em 4.000 rpm, mas você está trabalhando com 20 kgfm, algo que a maioria dos 1.0 turbo tricilíndricos já superaram. Em nossos testes, o 0 a 100 km/h ocorreu em 10,2 segundos. Considerando que o sedã tem 1.381 kg, não dá nem para dizer que é um resultado ruim. O protagonista aqui é da transmissão automática CVT da Nissan com simulação de sete velocidades. Parece que o sedan te instiga a acelerar.
A bordo é um silêncio absoluto auxiliado pelo bom isolamento acústico. A suspensão do sedã da Nissan é independente nas quatro rodas (mais uma vantagem sobre grande parte dos SUVs compactos), então os buracos são bem absorvidos sempre. Não há pancadas andando de Sentra e o carro parece mais controlado e na mão.
O sedan tem seis airbags, sistema Isofix para cadeiras infantis e uma estrutura reforçada para melhor resistência a impactos. Ele também conta com travamento automático das portas e acionamento do pisca-alerta em caso de colisão. O Novo Nissan Sentra 2025 combina estilo, tecnologia avançada e segurança para oferecer uma experiência de condução superior e confortável.