SERÃO 1.700 VAGAS
FIEC e Governo do Ceará lançam 2ª fase do Geração Tech de formação tecnológica
Por Marcelo Cabral - Em 20/01/2025 às 10:41 PM
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com o Governo do Ceará, anuncia o lançamento da segunda edição do projeto Geração Tech, reafirmando o compromisso com a formação de talentos para o mercado de tecnologia. Denominado Geração Tech 2.0, o programa oferece 1.700 vagas, distribuídas entre modalidades online (1.200 vagas) e presenciais (500 vagas) em três regiões estratégicas de Fortaleza: Aldeota, Edson Queiroz e Pici.
Aberto para jovens e adultos a partir de 17 anos, sem limite de idade, o projeto se destaca pela promoção da inclusão e acessibilidade, com prioridade para alunos e ex-alunos de escolas públicas. Pela FIEC a participação é por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e, o Executivo estadual será representado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece). A iniciativa visa combater o déficit aproximado de 190 mil profissionais no setor de tecnologia no Brasil, conectando capacitação prática às demandas do mercado.
A cerimônia de formatura de 660 jovens da primeira edição, focada no curso de Desenvolvimento Web Full Stack, acontece nesta terça-feira (21), às 9 horas, na Casa da Indústria. Durante o evento, será anunciado o início do novo ciclo da Geração Tech. Com a conclusão dessa turma, o projeto alcançará a marca de 1.000 profissionais capacitados em 2024, ampliando ainda mais seu impacto este ano e fortalecendo a posição do Ceará como um polo tecnológico em ascensão.
Estratégia relevante
Para o presidente da FIEC, a continuidade do Geração Tech é estratégica para o futuro econômico do Estado. “O Ceará se consolida como um Hub de Tecnologia, e o Geração Tech é fundamental para garantir que tenhamos profissionais qualificados para sustentar esse crescimento. O projeto não só capacita jovens para atender às necessidades da indústria, mas também do setor produtivo como um todo. O avanço tecnológico é irreversível, e as oportunidades só poderão ser aproveitadas com uma mão de obra preparada para os desafios do futuro”, destaca Ricardo Cavalcante.
O presidente da Adece, Danilo Serpa, enfatiza a relevância social e econômica do projeto. “O Ceará está pronto para receber os grandes investimentos previstos em setores que demandam profissionais de tecnologia e oferecem negociações mais competitivas. Seguindo a orientação do governador Elmano de Freitas, estamos focados em formar mão de obra planejada para atender às crescentes exigências do mercado. O Geração Tech acompanha as transformações globais e oferece oportunidades para que o Ceará siga liderando o desenvolvimento tecnológico e social”, afirma.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, reforça o impacto transformador da iniciativa. “Estamos promovendo mudanças reais na vida de jovens e adultos, oferecendo capacitação tecnológica que abre portas para carreiras promissoras e contribui para o desenvolvimento das empresas. Essa ação também ajuda a reduzir o déficit de profissionais no setor de tecnologia”, complementa.