Ex-secretária,

Onélia Santana se declara impedida de relatar contas de Elmano de Freitas no TCE

Por Redação IN Poder - Em 22/01/2025 às 9:08 PM

Elmano De Freitas, Onelia Santana E Rholden Queiroz (4)

Foto: Portal IN

A conselheira recém-empossada no Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Ceará, Onélia Santana, informou que se declarará impedida de relatar as contas de governo do governador Elmano de Freitas (PT) referentes a 2025. O anúncio ocorreu após o sorteio eletrônico que a indicou como relatora. Onélia justificou sua decisão pelo fato de ter ocupado, até recentemente, o cargo de secretária estadual da Proteção Social.

“Por ter participado diretamente da gestão estadual, considero que não seria adequado relatar as contas desse período. Essa é uma decisão baseada no compromisso com a imparcialidade e a ética no exercício da função”, afirmou a conselheira, que tomou posse no TCE em dezembro de 2024. Com o impedimento, um novo sorteio será realizado para definir o relator.

As contas de 2024, período em que Onélia ainda era integrante do governo, estão sob responsabilidade do conselheiro Ernesto Saboia. Já as contas de 2025 incluem análises das principais ações do governo estadual e dependem de parecer técnico do TCE para que a Assembleia Legislativa decida pela aprovação ou não.

Além do caso das contas estaduais, Onélia também foi sorteada relatora de prestações de contas de diversos municípios, incluindo Aracati, Jericoacoara e Forquilha. A decisão reafirma o compromisso da conselheira com a transparência no Tribunal, que tem papel fundamental na fiscalização da administração pública.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder