Compromisso Democrático

Aldigueri diz que assume a presidência da Alece com missão de ser mediador

Por Oceli Lopes - Em 01/02/2025 às 7:08 PM

Romeu Aldigueri

Romeu Aldigueri profere discurso de posse como presidente da Assembleia Legislativa. Foto: Portal IN.

“Ouvir, acolher e transformar novas ideias em realidade foi o que me trouxe até aqui, e acredito profundamente que existem duas forças que foram determinantes em minha trajetória. A primeira delas é a que emana da minha família e a segunda, da qual não podemos prescindir, é a da democracia”. Esse é um trecho do discurso do novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), ao tomar posse neste sábado (1º) em sessão solene muito prestigiada no Plenário 13 de Maio.

Deputado Romeu se emocionou ao falar do pai, Aníbal Arruda, engenheiro mecânico, morto no ano passado. Também citou sua mãe, Márcia Aldigueri, de 82 anos, que estava presente, e sua mulher e os cinco filhos.

Mediador

O novo presidente destacou que o papel dele é ser “mediador” de distintas ideologias, posicionamentos políticos e visões de mundo que convivem dentro da Alece. Afirmou também que a missão, confiada a ele, reforça o seu compromisso com a promoção do bem comum, a defesa dos princípios democráticos e a construção de um Ceará mais justo, desenvolvido e socialmente equilibrado.

O parlamentar destacou ainda seu compromisso e admiração aos servidores da Casa Legislativa, afirmando que terão no presidente “um parceiro, uma voz, um amigo próximo”. “Não há Estado eficaz sem a valorização dos seus servidores. Tenham a certeza de que saberei ser justo aos pleitos e às inevitáveis mudanças. Cada um de vocês, com dedicação, ética e competência, contribui para que este Parlamento, e consequentemente o Estado do Ceará, cumpram sua missão de representar e servir a população”, disse.

Na ocasião foram empossados os membros da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 formada por: Romeu Aldigueri (PDT), presidente; Danniel Oliveira (MDB), 1° vice-presidente; Larissa Gaspar (PT), 2ª vice-presidente; De Assis Diniz (PT), 1º secretário; Jeová Mota (PDT), 2° secretário; Felipe Mota (União), 3° secretário; e João Jaime (Progressistas), 4º secretário.

Os deputados Luana Regia (Cidadania), Emilia Pessoa (PSDB) e David Durand (Republicanos) ocuparão, respectivamente, os postos de 1ª, 2ª e 3º suplentes.

Estiveram presentes na solenidade: o governador Elmano de Freitas (PT); a vice-governadora Jade Romero (MDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT); o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/CE), conselheiro Rholden Queiroz; a defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Léo Couto (PSB); além de secretários do Estado e vereadores.

Com informações da Alece.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder