Após um Ano e Meio
Projeto da reforma do Código Civil é apresentado no Senado
Por Oceli Lopes - Em 04/02/2025 às 7:00 AM
Antes de deixar a presidência do Senado no sábado (1º), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) protocolou o projeto de lei de reforma do Código Civil. O PL 4/2025 é baseado em um anteprojeto elaborado por uma Comissão de Juristas a pedido do próprio Pacheco, quando ainda era presidente da Casa. O texto foi entregue pela comissão aos parlamentares em abril de 2024.
O projeto de reforma sugere mudanças em diversos temas, como herança, partilha de bens, divórcio, direitos dos animais, Direito Digital, responsabilidade civil etc.
A comissão foi composta por 38 membros e presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, que classificou a apresentação do PL como “um momento histórico para o Direito Civil”.
Também participaram da comissão de reforma outros ministros do STJ: Isabel Gallotti, João Otávio de Noronha, Marco Buzzi e Marco Aurélio Bellizze, além do ministro cearense aposentado César Asfor Rocha.
Os relatores foram a desembargadora aposentada Rosa Maria de Andrade Nery e o advogado Flávio Tartuce, ambos professores de Direito Civil.
Com informações do Conjur.