Brasileiros Expulsos

Governo do Ceará vai receber deportados dos EUA no Aeroporto Pinto Martins

Por Oceli Lopes - Em 05/02/2025 às 6:00 AM

Socorro França (1)

Secretária da Proteção Social, Socorro França, está preparando a logística para recepcionar os deportados. Foto: Divulgação

A secretária estadual da Proteção Social do governo do Ceará, Socorro França, informa que o aeroporto internacional de Fortaleza deverá receber, por volta das 15h da próxima sexta-feira (7), o segundo voo com brasileiros deportados pelo governo dos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump.

Desta vez serão 135 pessoas. “Nós recebemos uma comunicação de que o aeroporto de Fortaleza vai receber todos os deportados que estarão vindos dos Estados Unidos. A partir daí nós vamos providenciar todos os encaminhamentos. É muita coisa para ser feita”, adiantou Socorro.

O Aeroporto Pinto Martins foi escolhido por ser territorialmente estratégico e, baseado no Direito Internacional, os presos ficarão pouco tempo sob as leis dos EUA. No primeiro voo, dia 24 de janeiro, com destino a Belo Horizonte e que aterrissou em Manaus, foi muito criticado porque os deportados estavam algemados, com correntes nos pés, sem alimentação e sem ar-condicionado na aeronave.

E um aeroporto no litoral brasileiro possibilita que os passageiros fiquem o menor tempo possível nessas condições previstas pelas leis norte-americanas, o que é vedado pela legislação brasileira.

“Esse é o primeiro voo. Mas é alarmante o número de pessoas que serão deportadas e que o aeroporto de Fortaleza vai receber, daqui sair para os outros Estados”, observou Socorro França da pasta dos Direitos Humanos.

Para essa operação o governo do Ceará está se preparando com uma equipe de apoio. “Nós já temos um grupo de psicólogos, um grupo de assistentes sociais aguardando. Tem uma série de providências que estão sendo adotadas”, informou Socorro França.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder