mais segurança
Deputado de oposição comemora mudança no comando da PM do Ceará
Por Oceli Lopes - Em 05/02/2025 às 3:36 PM
O deputado Sargento Reginauro (União Brasil) comemorou durante pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta quarta-feira, 05, a mudança do comando da Polícia Militar pelo governo. Ele aproveitou para cobrar do Poder Executivo execução de leis aprovadas pela Casa que repassa valores para os próprios policiais e bombeiros militares comprarem os fardamentos e cobrou também mudança no calibre do armamento utilizado pelos agentes de segurança.
“Os policiais são recebidos em comunidades com bala de grosso calibre, como fuzil, e os policiais continuam atirando de pistola. As armas de grosso calibre se contam nos dedos. Mas se não consegue dar o mínimo que é a farda, imagine a arma de grosso calibre”, lamentou.
Reginauro lembrou que há tempos mostrava na tribuna que o governo deveria mudar o comando da Polícia Militar. Na segunda-feira, 3, a Secretaria de Segurança Pública exonerou o coronel Klênio Sávyo e nomeou o coronel Sinval Sampaio, que estava comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM/Região Metropolitana de Fortaleza).
O parlamentar questionou o que chamou de “suposta redução da violência no Estado”. “O governador fala de uma redução que aconteceu no mês de janeiro de 2025 comparado a janeiro de 2024. Mas o que o governador Elmano esqueceu de assumir, quando disse que está insatisfeito (com os números da segurança pública), é que o ano de 2024, segundo ano do seu mandato, comparado a 2023, primeiro ano da sua gestão, teve um aumento de 10% no número de homicídios, levando o Ceará a esse patamar absurdo de segundo estado com maior número de homicídios do Brasil. Esse é o debate que tem que ser feito”, propôs o deputado.