MINISTRO DA FAZENDA

Haddad viaja ao Oriente Médio para estreitar relações bilaterais e participar de evento do FMI

Por Redação - Em 12/02/2025 às 12:01 AM

Fernando Haddad Foto Diogo Zacarias Ministério Da Fazenda

Durante a agenda, o ministro se concentrará em temas como investimentos bilaterais e a ampliação das parcerias comerciais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca para o Oriente Médio nesta sexta-feira (14), onde participará da Conferência de AlUla para Economias de Mercados Emergentes, promovida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O evento ocorrerá entre os dias 14 e 19 de fevereiro, e Haddad aproveita a viagem para aprofundar as relações econômicas e comerciais do Brasil com países-chave da região: Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos.

Durante a agenda, o ministro se concentrará em temas como investimentos bilaterais e a ampliação das parcerias comerciais. Com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, Haddad deve discutir o fortalecimento das relações comerciais, com foco em possíveis novos investimentos. Fontes da CNN indicam que, dependendo das negociações, anúncios importantes podem ser feitos durante a viagem. No caso do Catar, o objetivo é dar mais dinamismo à relação diplomática, já que a parceria bilateral ainda não gerou grandes investimentos entre os dois países.

Acompanhado do secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, e do assessor especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Mathias Alencastro, o ministro também participará do painel de encerramento do evento, marcado para segunda-feira (17). O painel, intitulado “Um caminho para a resiliência dos Mercados Emergentes”, contará com a presença de representantes de outros países, como Turquia, Egito, Paquistão e Quênia.

A agenda de Haddad no Oriente Médio segue a seguinte programação:

Domingo (16)

12h: Reunião bilateral com o Ministro de Investimento da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, em Riad.
17h15: Chegada em Al Ula, Arábia Saudita.
18h30: Reunião bilateral com o Ministro das Finanças do Catar, Ali bin Ahmed Al Kuwari.

Segunda-feira (17)

11h20: Participação no evento FMI – Conferência de AlUla para Economias de Mercados Emergentes, no Painel de Encerramento “Um caminho para a resiliência dos Mercados Emergentes”.
18h55: Chegada em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Terça-feira (18)

16h: Saída de Abu Dhabi.

O ministro retorna ao Brasil no fim do dia, com a expectativa de que a viagem seja um marco para o fortalecimento das relações econômicas com as potências do Oriente Médio, além de contribuir para a reconfiguração da diplomacia brasileira na região.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business