
Nova Gestão
Camila Rodrigues assume a superintendência do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Por Paulla Pinheiro - Em 13/02/2025 às 5:51 PM

Camila Rodrigues – Foto Artur Luz
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), um dos principais equipamentos culturais do Ceará, inicia um novo ciclo sob o comando de Camila Rodrigues. Com mais de 20 anos de experiência no setor, a gestora, pesquisadora e produtora executiva assume a superintendência do espaço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece) e é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Graduada em Comunicação e Artes pela PUC-SP e especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona, Camila tem uma trajetória marcada por contribuições em políticas culturais, festivais e grandes eventos. No Ceará, esteve à frente da implantação de estruturas da Copa do Mundo no Castelão e atuou na gestão de diversos equipamentos da Rede Pública. Nos últimos três anos, colaborou no Instituto Mirante de Cultura e Arte, integrando a implantação do Centro Cultural do Cariri, da Estação das Artes, da Pinacoteca do Ceará e do Museu da Imagem e do Som.
A nova superintendente aposta no fortalecimento do Dragão do Mar como um espaço plural e democrático, incentivando a integração entre artistas, sociedade civil e setores público e privado. Entre as diretrizes de sua gestão, estão o uso participativo dos espaços, a ampliação do acesso aos acervos museológicos e a promoção de editais de ocupação que garantam transparência e equidade na programação do equipamento.
“O Dragão é um patrimônio afetivo da cidade e pode ser o catalisador de mudanças estruturais profundas. O diálogo com a classe artística, o empresariado do entretenimento, os órgãos públicos e os movimentos socioculturais será essencial para essa construção coletiva”, afirma Camila.
Com uma programação reconhecida nacionalmente, o CDMAC segue como referência na difusão cultural do Ceará, sob um olhar voltado para a expansão, sustentabilidade e valorização da memória e do patrimônio.
Mais notícias


liderança forte
