PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS

Pablo Guterres destaca que união pode fazer Fortaleza ser um destino global

Por Marcelo Cabral - Em 20/02/2025 às 8:08 PM

Em um momento de reflexão e planejamento para o futuro do turismo cearense, o empresário Pablo Guterres, CEO do Grupo DNX, proferiu uma palestra inspiradora durante a celebração dos 45 anos da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), organizada pela presidente da entidade, Ivana Bezerra. Com o tema ‘Transformando Fortaleza em um destino de longa permanência”, sua apresentação foi marcada por provocações estratégicas e um olhar apurado sobre o potencial do capital cearense no cenário turístico global.

Pablo Guterres e Ivana Bezerra estão unindo forças em prol do turismo na capital cearense                                                                   Foto: Douglas Filho

Guterres destacou que o Ceará já se consolidou como uma referência nacional e internacional em diversos segmentos culturais e econômicos, como a música, as artes, a gastronomia e o empreendedorismo. No entanto, segundo ele, é necessário ir além e construir uma visão coletiva que impulsione Fortaleza para um novo patamar como um destino turístico sustentável. “Este momento é de virada de chave, para que a gente junte nossas forças individuais, pensando em fortalecer a capital cearense como destino turístico global e, para isso, a gente tem de ter um ataque coletivo”, afirma.

Potencial latente

O empresário ressalta que Fortaleza possui um conjunto de atributos que a qualificam como um destino de excelência, mas que é essencial comunicar essas vantagens de forma estratégica e coesa. Conta com uma infraestrutura aérea robusta, tanto em voos nacionais quanto internacionais, uma rede hoteleira de alto nível, uma gastronomia diversificada e várias de opções de lazer e entretenimento. “Vamos nos apegar nos pontos positivos que a gente tem e não se amarrar com os problemas. Precisamos condensar todos esses pontos a nosso favor e potencializar Fortaleza, que é a nossa cidade”, enfatiza.

Com vasta experiência em turismo internacional, O CEO do Grupo DNX assevera que a capital cearense está preparada para esse novo momento. “Percorri mais de 100 países, mergulhei na hospitalidade de cada um deles, estudei o que faz cidades se tornarem inesquecíveis. E a resposta sempre esteve aqui: o maior ativo de um lugar não vem de fora – vem de dentro. Fortaleza já tem tudo para ser muito mais do que um ponto de passagem. O mesmo olhar estratégico que fortaleceu o nosso litoral precisa, agora, se voltar para o coração da cidade, para sua identidade, sua vocação e seu potencial”.

No entanto, para que esse reposicionamento aconteça de forma eficaz e gere resultados concretos, é fundamental a jornada ser trilhada de forma colaborativa. “Se cada um contar essa história isoladamente, ela nunca terá a força que pode ter quando contada de forma coesa e estratégica. É disso que se trata este encontro. Público e privado unidos para potencializar Fortaleza como um destino competitivo no cenário global. Este é o momento de construirmos, juntos, uma Fortaleza que não apenas acolhe – mas atrai, inspira e transforma“, completa Pablo Guterres .

Mais notícias

Ver tudo de IN Business