
IMPULSO DIGITAL
IEL Ceará e Sebrae lançam projeto com o objetivo de lapidar a gestão empresarial
Por Marcelo Cabral - Em 21/02/2025 às 2:47 PM
Em uma iniciativa inovadora, fruto da parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Sebrae, foi lançado nesta quinta-feira (20), na Casa da Indústria, o projeto Impulso Digital. A iniciativa tem como objetivo aprimorar a gestão empresarial por meio da aplicação de Business Intelligence (BI), capacitando líderes e gestores na tomada de decisões estratégicas alinhadas aos objetivos e metas de cada negócio.

Programa Impulso Digital vai focar em gestão estratégica, comercial, finanças e operações Foto: Laura Guerreiro/FIEC
Seis empresas foram selecionadas para integrar o programa, que oferecerá consultorias especializadas ao longo de quatro meses. Como resultado, além de um acompanhamento estruturado, os participantes recebem um dashboard personalizado, pronto para uso, permitindo uma análise mais precisa e eficiente dos dados de cada organização.
O chefe do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos detalhou as fases do projeto, que terá como foco quatro pilares essenciais: gestão estratégica, comercial, finanças e operações. Segundo ele, a proposta é demonstrar como o uso inteligente dos dados pode contribuir para o crescimento das empresas, aproveitando informações que já são geradas no dia a dia dos negócios.
“Esses dados, se coletados e processados corretamente, permitem que as empresas gerem insights, otimizem o desempenho e testem novas estratégias, gerando uma base sólida para a tomada de decisões que levam ao crescimento sustentável e a um aumento da lucratividade”, afirma.
A consultoria será conduzida pelo especialista Fabrício Viana, que, durante a abertura do projeto, realizou um alinhamento conceitual com as empresas participantes. Ele ressaltou a importância de ter claros os objetivos estratégicos e estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs), como ferramenta essencial para mensuração e análise de dados.
“Uma empresa que não possui uma gestão bem estruturada de KPIs está sujeita a perder competitividade. Hoje, uma tomada de decisões precisa ser fundamentada em dados concretos, para garantir vantagem no mercado“, enfatiza.
Entre as empresas participantes do projeto está a Laduna, uma indústria de confecção voltada para moda feminina plus size. Fundada em 2016, a empresa é liderada pelos empresários Rogério Frota e Patrícia Benevides Frota, que acumulam mais de 20 anos de experiência no setor. Rogério destaca que a crescente concorrência e a velocidade das transformações no mercado exigem decisões cada vez mais estratégicas para garantir a diferenciação e o crescimento sustentável.
“Quando recebemos o convite para participar do projeto, ficamos curiosos e otimistas. Pudemos entender que é aquilo que realmente a gente precisa. Hoje em dia a concorrência é muito grande, as coisas evoluem rapidamente, então precisamos organizar os nossos dados, para tomarmos as melhores decisões. Antes era tudo no feeling, mas hoje, não podemos mais trabalhar assim”, ressalta Rogério.
Mais notícias


ESTRATÉGIAS COMERCIAIS
