
NOVOS INVESTIMENTOS
Missão no Reino Unido encerra com forte interesse no Proenergia Summit 2025
Por Marcelo Cabral - Em 14/03/2025 às 3:33 PM
A Missão Internacional no Reino Unido será encerrada nesta sexta-feira (14), com visitas às empresas Worley e Agrekko, além da Embaixada do Brasil naquele país europeu. Durante toda a semana uma comitiva composta por representantes do Governo do Estado, empresários ligados ao setor de energia e o cônsul do Reino Unido no Ceará, Bernardo Santana, apresentaram o potencial energético e as oportunidades de investimento no território cearense aos empresários britânicos, especialmente na área das energias renováveis – eólica e solar fotovoltaica.

Roseane Medeiros apresentou as oportunidades de investimentos no Ceará
Ontem foi realizado o 2º Ceará Day, na sede do Banco Santander em Londres, que contou com a presença de 40 interlocutores, lotando o espaço que foi disponibilizado, incluindo empresas, bancos, entidades de fomento, embaixadas, configurando um público bastante plural e tornando o evento muito rico, com diversas interações. Ao final, uma apresentação sobre o Proenergia Summit 2025 despertou bastante interesse entre os presentes, por ser o maior evento de transição energética do Brasil, a ser realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).
Representando o governador Elmano de Freitas, a titular da Secretaria de Relações Internacionais do Ceará (SRI-CE), Roseane Medeiros, expôs oportunidades de negócios e cooperação internacional, apresentando o Ceará como um dos destinos mais promissores para investimentos britânicos, combinando uma posição geográfica privilegiada, um ambiente de negócios favorável e um compromisso contínuo com inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
“Inciativas como esta consolidam o Ceará como um dos melhores destinos para investimentos em energia sustentável na América Latina. Esse evento também serve para fortalecer as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, reforçando o compromisso do Estado com uma economia de baixo carbono. O Ceará busca se posicionar não apenas como um líder nacional em energias renováveis, mas como um protagonista global na transição para um futuro energético mais limpo e eficiente”, afirma Roseane Medeiros.
Comitiva numerosa

Comitiva com empresários e representantes governamentais participaram do 2º Ceará Day, em Londres
Também estiveram no evento o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz; o vice-presidente do sindicato, Renato Albuquerque; o diretor de Geração Centralizada, Luiz Eduardo Moraes; o diretor de Regulação e cônsul do Reino Unido no Ceará, Bernardo Santana, e o diretor de Hidrogênio, Gustavo Silva. Ainda integraram a comitiva a diretora do Consulado Britânico em Recife, Larissa Bruscky; o membro do Conselho de Administração da J. Macêdo S/A, Ravi Macêdo; a integrante do Conselho da B&Q Energia, Larissa Queiroz, e o representante da Eletrobras, Fernando Santana.
A UK Export Finance (UKEF), agência britânica de crédito para exportação, também falou, na ocasião, das linhas de apoio de financiamento que o Reino Unido conta para empresas que pretendem investir fora da Inglaterra, exigindo, em troca, um percentual de participação britânica. Com amplas fontes renováveis, incentivos fiscais relevantes e empresas que utilizam inovação e alta tecnologia na produção de energia limpa, o Ceará se destaca como um dos principais destinos para novos investimentos no setor, em todo o território brasileiro.
Mais notícias


Vila Azul do Mar
