Turismo na Suíça

Brasileiros batem recorde de pernoites em hotéis suíços em 2024

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 23/03/2025 às 8:00 AM

Zurique Imagem De Christel Por Pixabay

Zurique está entre os destinos mais buscados pelos brasileiros, seguido por Genebra e Lucerna Foto: Christel/Pixabay

Os números de hospedagens em hotéis na Suíça, divulgados pelo Escritório Federal de Estatísticas (BFS), revelam-se positivos em 2024: foram registrados 42,8 milhões de pernoites no país, correspondendo a um aumento de 2,6% em relação a 2023. Entre os destaques, o Brasil ganhou os holofotes com um crescimento expressivo de 21,2% no número de pernoites, um recorde absoluto que superou em 40% os índices pré-pandemia.

Como resultado, esse avanço coloca o Brasil como uma prioridade estratégica no turismo suíço. Martin Nydegger, CEO do Turismo da Suíça, reconhece o impacto: “Hoje, o Brasil se consolida como um dos mercados internacionais de maior destaque para o país.

Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, as cidades de Zurique e Genebra continuam no topo da lista. Na sequencia aparece Lucerna. Enquanto isso, na região dos alpes, os destaques ficam por conta de St. Moritz e Zermatt.

Contudo, vale destacar que o grande avanço de 2024 foi registrado no cantão de Berna, especialmente em Interlaken, que registrou acréscimo de pouco mais de 39% no fluxo de brasileiros, além da capital Berna (37,3%) e o vilarejo de Grindelwald (15,7%).

Segundo Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil, o charme dos vilarejos e a infraestrutura suíça têm conquistado os exigentes visitantes brasileiros, interessados tanto na prática de esportes quanto nas paisagens montanhosas.

Estratégias voltadas ao mercado brasileiro

O Turismo da Suíça no Brasil tem investido em treinamentos e ferramentas digitais para agentes de viagens, campanhas publicitárias e parcerias com influenciadores, visando atrair ainda mais turistas para o seu território.

O destaque fica por conta da promoção do outono no país, com suas paisagens alaranjadas, prometendo ganhar força nos próximos anos como uma estratégia para ampliar o fluxo turístico fora do inverno e do verão, estações até então mais buscadas.

Genebra No Outono

As cores do outono em Genebra Foto: Divulgação/Turismo da Suíça

Outra iniciativa é a campanha “Grape Escapes”, que convida os turistas a explorar as renomadas regiões vinícolas da Suíça. Oferecendo acomodações exclusivas, como chalés em vinhedos e hotéis boutique localizados próximos às áreas de produção, a campanha propõe uma imersão singular em um dos cenários mais encantadores do país. A saber, locais como Lavaux, Chablais, Mendrisiotto e Bündner Herrschaft não só cativam os amantes do vinho, mas também impressionam pelo valor paisagístico e cultural.

Com foco nas estações entre a primavera e o outono, a campanha reforça o potencial das regiões vinícolas como destino indispensável para uma vivência autêntica e memorável.

Ceará é alvo de ação para promover o turismo suíço

No próximo dia 26 de março, o Turismo da Suíça marca presença no evento Wee Travel Experience, organizado pela agência de viagens Wee Travel, reforçando sua conexão com o mercado nordestino.

Como parte da agenda, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, a entidade promove um coquetel destacando a relevância da região no cenário turístico.

Conforme Fabien Clerc, “os turistas do Nordeste já representam 10% das pernoites suíças, e vemos um grande potencial de crescimento nessa região. Estamos conquistando cada vez mais os cearenses.”

Ao lado de Clerc, Natália Leal, gerente de Marketing do Turismo da Suíça no Brasil, e Monika da Silva-Marte, consul honorária da Suíça no Ceará recepcionarão os presentes.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business