Energia sustentável
Governo do Ceará e Enel levam energia solar para Redenção
Por Pompeu - Última Atualização 7 de novembro de 2019
Primeiro município brasileiro a libertar os escravos, Redenção carrega em suas ruas uma história de resistência. Ontem, dia 1º de novembro, um rastro de luz percorria o caminho do ponto mais alto da cidade: a escadaria da Igreja de Santa Rita. O cenário é resultado da iluminação dos 733 degraus entregue esta noite pelo Governo do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Prefeitura de Redenção.
A escadaria conta agora com um sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Deste modo, o sistema armazena a energia gerada durante o dia pelo painel solar e, sob comando, libera a energia no período da noite. Para isso, foram instalados 40 postes com luzes de Led solares de 40 Watts e baterias de lítio para armazenarem a energia gerada durante o dia. A potência instalada chega a 1.600 Watts e pode gerar até 576 KWh por mês.
Para geração de emprego e renda, 28 moradores de Redenção foram capacitados com o curso de eletricista predial/residencial, com foco na instalação e manutenção da tecnologia a Led.
Durante a cerimônia, o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, contou que há quinze anos subiu a escada pela primeira vez para conhecer um pouco mais sobre o local que é considerado um símbolo de fé da cidade.
“Pude, então, entender muito da crença e da esperança desse lugar. Esta noite, ao ver a escadaria completamente iluminada, pude ver o sorriso de realização estampado no rosto das pessoas. Iluminando tantos sonhos, dezenas de jovens foram capacitados para serem os verdadeiros guardiões dessa luz. Mais oportunidade, mais espiritualidade, mais sustentabilidade, mais educação, mais cultura! É com base em todos esses fatores que o Governo do Ceará trabalha”, disse.