Edson Ventura, Iracema do Vale e Mauro Benevides receberão a Medalha da Abolição
Por Admin - Em 08/10/2019 às 7:32 PM
O Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (9) as seis personalidades que receberão a Medalha da Abolição 2018-2019, por sua contribuição para o desenvolvimento do Ceará. O empresário Edson Ventura; a desembargadora do TJCE e conselheira do CNJ, Iracema do Vale, e o ex-senador Mauro Benevides são três delas.
Também serão agraciados com a mais importante honraria do Estado do Ceará, a presidente da Academia Cearense de Letras, Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez; Regina Marta Albuquerque Barbosa, fundadora da Casa de Vovó Dedé, e o padre Reginaldo Manzotti, fundador da associação Evangelizar é Preciso.
A escolha é feita por uma comissão que avalia o conjunto de nomes e resolve conceder, dentre esses, a medalha para aqueles que mais se destacaram. O governador Camilo Santana fará a entrega da Medalha da Abolição durante cerimônia seguida de recepçãono no próximo dia 24, no Palácio da Abolição.
Inspiração
No dia 25 de março de 1884, o pescador Francisco José do Nascimento afirmou que a partir daquela data não se embarcavam mais escravos nos portos cearenses, decretando a abolição da escravatura no Ceará, quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea, em 1888.
A atitude do cearense, que ficou conhecido como o Dragão do Mar, é a inspiração para atitudes de grandes homens e mulheres que até hoje se destacam no cenário nacional e no Ceará.
Medalha da Abolição será entregue pelo governador Camilo Santana, no próximo dia 24
Foto: Divulgação