DNA esportivo
Ford Mustang transformado em SUV elétrico?
Por Jota Pompílio - Em 18/11/2019 às 7:39 AM
Embora alguns achem que isto seja um sacrilégio, o fato é que a Ford apresentou ontem seu novo SUV totalmente elétrico: o Mustang Mach-E crossover, nos Estados Unidos. Com ênfase na acessibilidade e desempenho, o mais novo membro da família Mustang parece ser uma tentativa da Ford de enfrentar a Tesla.
Segundo a montadora, os modelos Mustang Mach-E GT Performance terão uma potência estimada de 459 cavalos de potência, empurrado por dois motores elétricos, um acionando as rodas traseiras, o outro acionando a frente. Eles devem poder ir de zero a 100 quilômetros por hora em aproximadamente 3,5 segundos, um tempo semelhante ao Porsche 911 GTS Enquanto isso, o Tesla Model 3 Performance produz 450 cavalos de potência e compartilhará grande parte de sua engenharia com o próximo SUV Modelo Y.
Quanto vale
Os preços das versões mais básicas do Mach-E começam em cerca de US $ 45.000 . A versão mais cara será a Mach-E GT Performance Edition, que começará em cerca de US $ 60.000. Esses preços são semelhantes ao modelo Y da Tesla, que varia de US $ 47.000 a US $ 60.000.
Design
Alguns fãs do Mustang expressaram consternação com a aplicação do nome do Mustang em um SUV . Mas os executivos da Ford insistem que Mach-E realmente merece o logotipo galopante do pônei.
Como não há motor, os veículos elétricos não precisam de capô longo, mas o Mustang Mach-E tem um. Essa é uma sugestão clássica de design de desempenho, mas também ajuda a manter a semelhança da família Mustang. Ele também tem um teto preto, não importa a cor da pintura no resto do carro, criando a ilusão de uma linha de teto baixa e inclinada. As luzes traseiras se espalham horizontalmente para aumentar a percepção da largura e fazer o veículo parecer mais plantado e estável como um carro esportivo.
O SUV terá três modos de direção selecionáveis: Whisper, Engaged e Unbridled. Coisas como a capacidade de resposta do volante e do pedal do acelerador, bem como a iluminação interna do veículo, o design gráfico dos medidores e o volume do som do motor mudarão com base no modo selecionado.
O Mustang Mach-E também possui uma enorme tela de toque central, semelhante às telas de um Tesla. Ao contrário de outras telas sensíveis ao toque, o Mach-E possui um botão de volume montado na tela. Os designers da Ford descobriram que isso era algo para o qual as pessoas realmente preferiam um botão.
Incentivo
A Ford anunciou recentemente a criação de uma grande rede de estações de carregamento de veículos elétricos nos EUA que podem ser acessadas usando um aplicativo de smartphone. A rede foi criada permitindo que diferentes redes de carregadores aceitassem pagamentos diretamente através do aplicativo Ford. Quando concluída, disse a Ford, a rede de carregadores terá mais de 12.000 estações de carregamento.
O Mach-E, que será construído no México, estará disponível no próximo outono, disse Ford. O GT Performance Edition estará disponível na primavera de 2021. Na Europa e nos Estados Unidos, interessados em comprar um Mach-E, é possível fazer um depósito reembolsável de US $ 500 imediatamente.