Presidente do PL Ceará
Acilon Gonçalves sobre o processo de cassação da chapa do PL: “Tudo foi feito dentro da lei”
Por Redação IN Poder - Em 17/05/2023 às 3:53 PM
Acilon Gonçalves, presidente do PL no Ceará, negou que o partido tenha cometido fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. Alvo de julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o PL pode ter sua chapa de deputados estaduais cassadas, resultando na perda de mandato dos quatro parlamentares que possuem cadeira na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
“Temos a consciência de que tudo foi feito dentro do que mandava a lei, dentro da ética e da legislação. Importante nós entendermos que em algum momento – eu espero que durante o jogo ainda – seja entendido isso pelo jurídico e votem a nosso favor”, disse o presidente da legenda e prefeito do Eusébio, Acilon.
O gestor acredita que o PL “está com a verdade” e que ela “vai prevalecer” no caso. O julgamento que pode cassar os mandatos de Carmelo Neto, Dra. Silvana, Marta Gonçalves e Pastor Alcides, todos do Partido Liberal, ainda não foi finalizado. Há previsão de que a decisão final ocorra no dia 30 desse mês.
Com a maioria favorável à cassação, o desembargador e presidente do TRE-CE, Inacio Cortez, pediu vista da ação, com objetivo de reconhecer a possibilidade de Acilon ficar inelegível por oito anos. Nesta questão, o placar está 4 a 2, resultado parcial contra o impedimento do prefeito.