Confissões do delator

Advogado de Bolsonaro diz que vai pedir anulação da delação de Mauro Cid

Por Oceli Lopes - Em 24/02/2025 às 6:42 PM

Mauro Cid Agência Brasil

Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens de Bolsonaro. Foto: Agência Brasil

O advogado Celso Vilardi, representante do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse nesta segunda-feira (24) que vai pedir a anulação da delação premiada do ex-ajudante de Ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.

A declaração foi dada após uma audiência que teve com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso.

Ao deixar a reunião, o advogado disse que “fez várias petições ao ministro”. Entre eles, a suspeição dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, indicados ao STF pelo presidente Lula (PT); que o julgamento seja realizado no Plenário do STF e não na Primeira Turma, que é formada pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Flávio Dino e Alexandre de Moraes — relator da ação penal.

O advogado também disse que a divulgação de novos áudios da Polícia Federal (PF) sobre a investigação que baseou o inquérito do golpe “não complicam” a situação de Bolsonaro.

“Não tive acesso a todas as mídias. Isso precisa ser analisado dentro de um contexto, e não frases separadas”, completou.

Na semana passada, Bolsonaro e mais 33 investigados pela Polícia Federal foram denunciados ao STF.

Se a maioria dos ministros da Primeira Turma aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.

Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas Turmas do Tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.

A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.

Fonte: Agência Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder