legado e reconhecimento

Alece convida para sessão solene pelos 100 anos de Edson Queiroz

Por Oceli Lopes - Em 14/04/2025 às 5:03 PM

Edson Queiroz

Um dos maiores empreendedores do Ceará, Edson Queiroz deixou um legado empresarial referência nacional. Foto: Acervo da Fundação Edson Queiroz

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Alece realiza nesta terça-feira, 15, às 16h, no Plenário 13 de Maio, Sessão Solene em homenagem ao centenário de nascimento do empresário Edson Queiroz.

A iniciativa é fruto de requerimento de autoria do presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB), subscrito pelos deputados Salmito Filho (PSB) e Heitor Férrer (União Brasil), e tem como objetivo celebrar o legado do visionário empreendedor cearense.

Para o presidente Romeu Aldigueri, Edson Queiroz foi um dos maiores cearenses do século XX. “Era um desbravador, um grande empresário, gerador de emprego, renda e de oportunidades. Um inovador, estava à frente do seu tempo. Fez muito pelo Ceará e, se não tivesse tido o infortúnio do acidente na Serra de Pacatuba, nós teríamos tido ainda mais inovação no Estado. Mas sua família continuou o seu legado, e o grupo Edson Queiroz é um dos mais fortes do Brasil”, frisou o deputado.

Salmito destaca o legado de Edson Queiroz como exemplo de visão, trabalho e compromisso com o desenvolvimento do Ceará. “Edson Queiroz deixou um legado que segue vivo em empresas, instituições e, principalmente, nas oportunidades que ajudou a criar para milhares de cearenses”, afirmou.

A Sessão Solene na Alece se soma à programação comemorativa pelo centenário de Edson Queiroz que teve início na terça-feira, 8, com a abertura da mostra fotográfica “Memórias e Afetos: 100 anos de Edson Queiroz”, que está em exibição no no hall da Biblioteca da Unifor – Universidade de Fortaleza.

O empresário foi homenageado também em Sessão Solene do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e do Senado) realizada dia 9 com a presença de parlamentares, autoridades, empresários e representantes de organizações governamentais e da sociedade civil. Iniciativa do senador Eduardo Girão (NOVO) e deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil).

Durante todo este ano, diversas atividades, incluindo palestras, concursos e a inauguração do museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz, serão realizadas para celebrar o legado de um dos maiores empreendedores do Ceará, que deixou uma contribuição inestimável para a educação ao fundar a Unifor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder