EXPANSÃO DO TURISMO

Alexandre Pereira assume a presidência da Anseditur e trabalhará três pilares

Por Marcelo - Em 25/04/2023 às 8:42 PM

O titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, foi empossado nesta terça-feira (25), em Brasília, como novo presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), que representa os destinos turísticos municipais junto aos principais órgãos do Governo Federal. A entidade trabalha para obter parcerias que possam trazer novas oportunidades para os municípios onde estes destinos se localizam. Em seu discurso de posse disse que irá focar seus esforços em três pilares que no seu entender são fundamentais para o Brasil.

Alexandre Pereira, Marcelo Freixo e Cid Gomes, em Brasília

“O primeiro é a questão do turismo interno, pois o Brasil é um País de dimensões continentais, e que possui 12 milhões de turistas que viajam para o exterior, o dobro dos turistas internacionais que nos visitam. Depois da pandemia, o boom que ocorreu no Ceará, com novas pousadas e restaurantes por exemplo, foi realizado por turistas brasileiros, que passaram a conhecer melhor o nosso País. O Brasil só tem três companhias aéreas, com passagens caríssimas, portanto é preciso uma política pública nacional de fomento ao turismo interno. Por exemplo, Hong Kong distribuiu 500 mil passagens este ano, para turistas do mundo inteiro, pois sabem que essas pessoas gastam valores expressivos numa viagem dessas”, explica.

O segundo ponto que o titular da Setfor e novo presidente da Anseditur acha importante, é ampliar o fluxo do turismo internacional, pois há 20 anos o Brasil recebe cerca de 6 milhões de turistas anualmente, o que é menos que a Argentina, que recebe mais de 8 milhões. Lisboa recebe 20 milhões e Barcelona recebe 30 milhões de visitantes anuais. Portanto, é preciso uma estratégia de inserção do Brasil no cenário turístico internacional. Mas o atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo, já sinalizou que pretende trabalhar forte essa questão.

O último eixo é a capacitação do destino, mas não somente com os garçons, pessoal de hotelaria, mas a própria população das cidades. “Paris, por exemplo, perdeu cerca de 15 milhões de turistas, pois seus moradores não tratavam bem os visitantes. Estamos tendo uma boa oportunidade de mudar essa realidade, pois o Ministério do Turismo está montando uma equipe bem articulada, assim como a Embratur, e em parceria com outros atores, inclusive nós, poderemos mudar essa realidade e promover um desenvolvimento do turismo, com um trabalho de médio e longo prazo”, destaca Alexandre Pereira.

Um grupo seleto de cearenses prestigiou a sua cerimônia de posse como presidente da Anseditur. O senador Cid Gomes, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio; o deputado federal André Figueiredo, vários empresários que integram o trade turístico do Ceará estiveram presentes. E o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, chegou já à noite, para o coquetel que foi realizado no B Hotel Brasília, na Asa Norte.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder