nas eleições 2024
André Fernandes e José Sarto são os candidatos com maior engajamento do Brasil no TiktTok, aponta pesquisa
Por Redação IN Poder - Em 25/09/2024 às 6:35 PM
Os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL) e José Sarto (PDT), têm se destacado nacionalmente pelas campanhas eleitorais no TikTok. Um estudo recente, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política, Opinião Pública e Comunicação (Gruppocom) e pelo Instituto Democracia em Xeque, mostra que Fortaleza é a cidade com o maior engajamento na plataforma durante as eleições de 2024.
O levantamento revelou que Fernandes e Sarto disputam a atenção do público jovem, com conteúdos que viralizaram além das fronteiras da capital cearense.
André lidera o ranking de engajamento, com 21,7 milhões de visualizações em seus vídeos. Seu jingle “É culpa do Sarto”, que critica o atual prefeito por problemas de infraestrutura, segurança e limpeza na cidade, ganhou notoriedade e foi reproduzido em várias cidades do país.
Já o prefeito, que busca sua reeleição, vem utilizando uma estratégia de comunicação voltada para o público jovem, com vídeos que rebatem as acusações feitas por Fernandes. Ele também tem obtido números significativos de visualizações, apostando em uma campanha mais descontraída e com o uso de gírias locais.
A pesquisa, que analisou dados entre 7 e 18 de setembro de 2024, destacou a crescente influência do TikTok nas eleições municipais de Fortaleza. No total, os candidatos acumulam 33,1 milhões de visualizações, superando outras capitais, como São Paulo, que registrou 26,1 milhões.
Dos 10 vídeos mais assistidos em relação à campanha eleitoral de Fortaleza, sete pertencem a André Fernandes, e três a José Sarto, refletindo a intensa disputa entre os dois candidatos no ambiente digital.