Relações exteriores
Ao menos 12 chefes de Estado já confirmaram presença na posse de Lula
Por anamaria - Em 07/12/2022 às 5:27 PM
O Ministério das Relações Exteriores convidou, na última segunda-feira (5), os chefes de Estado e de governo dos países que têm relações diplomáticas com o Brasil para participar da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília.
Até o momento, ao menos 12 chefes de Estado e de governo já confirmaram presença: os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal e Timor Leste, além do rei da Espanha. Diversas autoridades de outros níveis, como chanceleres, também marcarão presença.
A coordenadora do grupo e futura primeira-dama, Janja Lula da Silva, destacou que a expectativa é que 300 mil pessoas participem da festa da posse na capital federal. Segundo ela, a segurança pública é uma preocupação e que todas as forças de segurança envolvidas, locais e federais, atuarão para que a posse ocorra da forma mais tranquila possível.
O evento seguirá o protocolo tradicional, com o desfile do novo presidente em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional para a posse oficial, no plenário do Senado. Em seguida, o presidente segue para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial, faz o discurso no Parlatório e recebe cumprimentos dos chefes de Estado e de governo presentes na cerimônia.