
prestigiado pelos três poderes
Apelo ao fim da polarização marca evento de inauguração da Casa ParlaMento
Por Oceli Lopes - Em 20/02/2025 às 4:47 PM

Hugo Motta, Alckmin, Roberto Barroso e João Camargo. Foto: Esfera Brasil.
Um dos painéis que apresentaram a Casa ParlaMento, da Esfera Brasil, em Brasília, teve a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso; e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Também esteve o PGR – Procurador Geral da República, Paulo Gonet, entre outras autoridades.
O evento aconteceu na noite de quarta-feira, 19, no Lago Sul sob o comando do chairman da Esfera Brasil, João Camargo. A Casa ParlaMento é um braço do grupo que montará um ranking para avaliar o trabalho de congressistas e fazer reuniões semanais com associados e convidados.
A importância de diálogo entre os Três Poderes foi reforçada nas falas dos painelistas. “Vivemos em um país democrático e temos que conviver com divergências. Podemos encontrar aquilo que nos une”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
“Estar aqui nesse momento é mais um indicativo de que nós queremos remar na mesma direção. A de um país mais próspero, um país mais justo, um país que possa combater as suas desigualdades e possa ser cada vez mais o país não só do futuro, mas o país do presente. Essa história que o Brasil é o país do futuro já cansou a gente”, completou Motta.
“Nós precisamos recuperar o tempo de civilidade, que as pessoas sejam capazes de conversarem e se respeitarem mesmo nas diferenças. Acabar com esse tempo de que quem pensa diferente de mim precisa ser desqualificado. Não é assim que se vive a vida”, exortou o presidente do STF, ministro Barroso.
“Que essa Casa ParlaMento seja a casa do diálogo, do equilíbrio, do debate para avançarmos no bem comum”, desejou Geraldo Alckmin.
O senador e presidente nacional do PP – Partido Progressistas, Ciro Nogueira (PI), também discursou em outro painel com João Camargo, com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, disse que o Brasil está “cansado da polarização”.
Missão
O ParlaMento promoverá encontros, em que serão debatidos temas relevantes para o país, com a presença de congressistas, de organizações empresariais e da sociedade.
Além disso, a organização fará, anualmente, uma premiação, classificando deputados e senadores com maior destaque no respectivo ano legislativo, focando em critérios qualitativos. Os termos serão definidos por um conjunto multidisciplinar de especialistas, ladeados de experientes atores da política nacional.
A lista dos presentes à inauguração: Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República; Roberto Barroso, presidente do STF; Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados; Gilmar Mendes, ministro do STF; Dias Toffoli, ministro do STF; Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e da Segurança Pública; Paulo Gonet, procurador-geral da República; Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal; Vinicius Carvalho, ministro da CGU (Controladoria Geral da República); Márcio Macêdo, ministro da Secretaria Geral da Presidência; Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Carlos Favaro, ministro da Agricultura; Juscelino Filho, ministro das Comunicações; André Fufuca, ministro do Esporte; Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Helder Barbalho, governador do Pará; Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal; Ciro Nogueira (PP-PI), líder da minoria no Senado; Irajá (PSD-TO), senador; Gleisi Hoffmann (PT-RS), deputada federal e presidente nacional do PT; Baleia Rossi, presidente nacional do MDB; Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil; Antonio Brito (PSD-BA), líder do PSD na Câmara.
Dr. Luizinho (PP-RJ), líder do PP na Câmara; Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara; Pedro Lupion (PP-PR), deputado federal e presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária); Pedro Paulo (PSD-RJ); Mendonça Filho (União Brasil-PE), deputado federal; Celso Russomanno (Republicanos-SP), deputado federal; Cezinha de Madureira (PSD-SP), deputado federal; Danilo Forte (União Brasil-CE) deputado federal.
Ricardo Salles (Novo-SP), deputado federal; Júlio Lopes (PSD-RJ), deputado federal; Arthur Maia (União Brasil-BA), deputado federal; Felipe Carreras (PSB-PE), deputado federal; Domingos Sávio (PL-MG), deputado federal; João Paulo Cunha, advogado e ex-presidente da Câmara; Duda Lima, marqueteiro; Raquel Dodge, ex-procuradora-geral da República; José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no 1º mandato de Lula; e Fábio Faria, ex-ministro das Comunicações no governo de Bolsonaro;.
Heleno Torres, advogado e professor da USP (Universidade de São Paulo; Murilo Hidalgo, CEO do Paraná Pesquisas; Jorge Viana, presidente da Apex; Antonio Amaral, sócio do Banco Genial.
Mais notícias


SEGURANÇA ALIMENTAR
