Sem apoio a Sarto em Fortaleza

Após reunião com Camilo, grupo de Cid Gomes sela acordo para se filiar ao PSB Ceará

Por Redação IN Poder - Em 28/12/2023 às 1:54 PM

Novo Projeto (26)

Foto: Divulgação

O grupo liderado pelo senador Cid Gomes (PDT) vai mesmo se filiar ao PSB Ceará. A escolha feita pelo partido socialista, ocorrida de forma unanime pelos prefeitos que participaram da reunião do dia 18 deste mês, precisava passar por algumas articulações que envolviam o não apoio dos pessebistas à candidatura do prefeito José Sarto (PDT) em Fortaleza foi superado.

Este era o grande entrave, porque envolvia também apoio do PDT à reeleição de João Campos (PSB) em Recife. Além disso, haviam municípios do Estado que constatavam divergências em sua composição com os novos cidistas a serem filiados. O prazo final para concretizar

Nesta terça-feira, 26, Cid e um grupo de deputados se reuniram em Fortaleza com o ministro da Educação, Camilo Santana. O encontro se deu para que Cid apresentasse o cenário atual do grupo, bem como repassasse o andamento do processo de filiação ao partido que é presidido no Ceará pelo seu pai, o ex-deputado Eudoro Santana.

E como fica Fortaleza?

A tendência é que o grupo de Cid seja majoritário dentro do PSB. Há interesse do presidente nacional Carlos Siqueira que os cidistas se filiem ao partido. Desta forma, já é possível afirmar que os pessebistas não ingressarão no palanque de Sarto na Capital.

Além de ter ampla maioria dentro da legenda antes mesmo de se filiarem, o atual presidente Eudoro já havia manifestado desejo de endossas a candidatura à Prefeitura de Fortaleza comandada pelo PT Ceará.

Quando os deputados vão ingressar?

Não há previsão para que os deputados integrantes do grupo de Cid Gomes se filiem ao novo partido do senador. Os parlamentares estaduais ingressaram com pedido de desfiliação junto a Justiça Eleitoral. Os deputados federais ainda não. Portanto, não existe data específica para que estejam todos juntos. Mas todos irão para o PSB. As informações foram repassadas com exclusividade ao IN Poder pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder