Embate contra André
Após reunião com Cid Gomes, 43 prefeitos do PDT decidem deixar o partido
Por Redação IN Poder - Em 14/11/2023 às 7:29 PM
A reunião desta terça-feira, 14, entre os membros do PDT Ceará consolidou uma nova etapa de desfiliações. Como já era previsto, cerca de 43 prefeitos de municípios cearenses pediram para sair da sigla trabalhista, acompanhando o senador Cid Gomes (PDT) e os deputados estaduais e federais que receberam suas cartas de anuência do diretório estadual.
Estiveram presentes no encontro realizado no Hotel Gran Marquise 46 gestores municipais, onde 43 deliberaram pela saída, enquanto que os outros três optaram por decidir se saem ou não após conversarem com suas bases políticas. Ao todo, o PDT tem 54 prefeitos e prefeitas no Ceará, sendo – até então – o partido com maior número de gestores.
Outra reunião foi marcada para o próximo dia 4 de dezembro, quando o assunto será voltado especificamente para a escolha de uma nova legenda que possa abrigar tanto os prefeitos quanto os parlamentares dissidentes.
Apesar de os integrantes do grupo não falarem sobre quais legendas podem abrigá-los depois de deixarem o PDT Ceará, a expectativa é de que siglas como o Podemos, Republicanos e PT sejam a nova casa de boa parte desse grupo. A única certeza, portanto, é que todos estarão sob comando de Cid para onde o senador for.
O PSB, presidido no Ceará pelo ex-deputado estadual Eudoro Santana – pai de Camilo Santana -, está articulando uma federação nacional com o PDT. Portanto, apesar de a sigla fazer parte do arco de aliança do governo Elmano de Freitas (PT), devido a possibilidade de estar unido ao partido trabalhista, as chances de a legenda abrigar os dissidentes passaram a ser remotas.