
situações de risco e calamidade
Aprece e Defesa Civil do Ceará formam parceria para capacitação nos municípios
Por Oceli Lopes - Em 27/02/2025 às 4:57 PM

Joacy Júnior, presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará. Foto: Divulgação
Representantes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estiveram em audiência com o presidente da Aprece – Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará, Joacy Júnior, na sede da entidade em Fortaleza. O objetivo da reunião foi articular apoio para as diversas ações de capacitação e orientação realizadas pelo órgão, em especial para o curso “Gestores em Proteção e Defesa Civil”, realizado em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).
“O objetivo dessa capacitação é fortalecer as defesas civis municipais e ampliar a resiliência diante das mudanças climáticas e desafios da gestão de riscos”, explicou o Coordenador da Defesa Civil do Ceará, Tenente coronel Holdayne do Nascimento Pereira.
“Os municípios precisam estar preparados para aturarem em situações de risco e calamidade, sendo fundamental a criação de planos de contingências municipais para Defesa Civil”, disse o presidente Joacy Júnior, colocando a entidade a inteira disposição da iniciativa.
A reunião contou, ainda, com as presenças do Coordenador Adjunto do órgão, Major André Luiz Nascimento de Sousa; além do analista em Meio Ambiente da Aprece, Daniel Aguiar Camurça.
“O engajamento da prefeitura anfitriã reforça a importância da participação ativa das gestões municipais no fortalecimento das Defesas Civis Locais”, afirmou Holdayene, enfatizando a importância da atuação da Aprece na divulgação e mobilização dos municípios para a participação nesse curso.
Disciplinas
Com 60 horas-aula na modalidade híbrida, o curso abrange temas essenciais como defesa civil e legislação, mudanças climáticas, geociências, monitoramento de riscos, planos de contingência, segurança de barragens e análise estrutural.
Já foram capacitados representantes dos municípios de Aquiraz, Acarape, Beberibe, Cascavel, Fortim, Horizonte, Icapuí, Itaitinga e Pindoretama.
Com sete turmas previstas para 2025, ainda restam seis edições a serem realizadas em diferentes regiões do Estado, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo a gestão de riscos e desastres nos municípios cearenses.
Fonte: Ascom/Aprece.
Mais notícias


Mercado imobiliário
