Pioneirismo

Assembleia do Ceará realiza hoje primeira sessão remota da história

Por Pompeu - Em 20/03/2020 às 8:18 AM

Captura De Tela 2020 03 19 às 12.00.42

Sessão remota da Assembleia Legislativa acontece nesta sexta-feira – Clique aqui para assistir

Após uma reunião virtual, realizada ontem(19) em caráter de teste,  com a participação de 27 deputados,  a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) realiza na manhã desta sexta-feira, 20, a primeira sessão deliberativa remota da história da Casa, efeito do risco de infecção pelo novo coronavírus no Estado.

O momento histórico será comandado pelo presidente da Assembleia, deputado estadual José Sarto (PDT) e – como ontem – será transmitido ao vivo pela TV e Rádio Assembleia, além do site da AL-CE.

Durante o broadcast, com início marcado para as 9h30, serão votadas matérias aptas, incluindo a reestruturação salarial de policiais e bombeiros militares e a ascensão funcional dos servidores de saúde. Regras como tempo de fala e quórum mínimo não sofrerão alterações.

O deputado Salmito Filho(PDT) participou do teste e parabenizou a iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Sarto, Mesa Diretora e dos técnicos da Assembléia Legislativa do Ceará pelo trabalho intenso para não haver prejuízo dos trabalhos dos deputados neste momento tão desafiador.

Captura De Tela 2020 03 19 às 11.49.26

Salmito participou da reunião virtual via TV Assembleia

“Participei de uma reunião informal virtual, de teste, com 27 deputados estaduais ao todo para fazermos amanhã(20/3), a primeira sessão ordinária oficial digital de parlamento no Brasil. Isso significa que nós, deputados estaduais do Ceará, continuaremos trabalhando, de casa, com o necessário distanciamento social preventivo, a serviço da população cearense”, destacou  Salmito Filho.

Único deputado estadual que, até agora, testou positivo para a infecção pelo novo coronavírus, o Líder do governo na Casa, deputado Júlio César Filho (Cidadania), segue em isolamento domiciliar, de onde participou da reunião virtual.

Na avaliação do deputado estadual Walter Cavalcante (MDB), o sistema está aprovado e não gera perdas ao legislativo durante as sessões. “O mais importante é que, mesmo de casa, estaremos deliberando ao vivo para todo o Estado, o que garante a transparência do processo. O momento pode ser de reclusão, mas os deputados não irão parar de trabalhar”, afirma.

Para ele, a única coisa que ainda não está clara é a questão do voto secreto, utilizado por exemplo em casos de cassação ou eleição da Mesa Diretora. “Eu não sei ainda se o sistema abrange isso, mas o resto impressiona pela celeridade com a qual tudo foi feito”, conclui.

José Sarto aproveitou a reunião virtual para anunciar ato normativo da Mesa Diretora que regulamenta o sistema de deliberação remota, uma vez que sessões virtuais não eram previstas no Regimento Interno.

Captura De Tela 2020 03 20 às 07.42.52

Sessão Virtual

Mais notícias

Ver tudo de IN News