Parlamento cearense
Assembleia Legislativa do Ceará apresenta ações de sustentabilidade na COP 28
Por Redação IN Poder - Em 02/12/2023 às 9:31 PM
A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e líder do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Cristiane Leitão, durante participação como painelista da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, neste sábado, 2, destacou o imenso orgulho de a Assembleia Legislativa ser a única do Brasil a se fazer presente na COP 28, com a missão de representar a sociedade no exercício das funções legislativa e fiscalizadora, fortalecendo a democracia participativa e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Convidado também para o painel, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), parabenizou o Parlamento pela atuação e compromisso com as ações de sustentabilidade e destacou iniciativas do Executivo nessa área.
“O Governo do Estado e a Alece estão em total concordância sobre sermos firmes na descarbonização do planeta. E, nesse sentido, o Ceará já vem investindo na implantação de energias renováveis, como a solar e a eólica, além de estarmos articulando também a produção e distribuição do hidrogênio verde. Importante ressaltar que o compromisso ético caminha junto às iniciativas climáticas, escutando e preservando as comunidades que vivem próximo às instalações práticas, como as indígenas. Nosso objetivo é que o hidrogênio verde colabore com o planeta e que as pessoas mais humildes também se beneficiem dessa produção”, frisou.
Expositora no painel “Implantação da Agenda 2030 na Assembleia Legislativa do Ceará: Promovendo a responsabilidade social por meio da educação e da adoção de critérios sustentáveis pelo poder público”, Cristiane Leitão exaltou a importância do evento para o mundo, em que “temos a oportunidade única de propor iniciativas inovadoras que estejam de acordo com a construção de um futuro mais equilibrado e sustentável para as atuais e futuras gerações. O planeta clama por transformações e somente nós podemos fazer a diferença”, enfatizou.
Ela chamou a atenção para a necessidade de se buscar alternativas de geração de energia que venham substituir a queima de combustíveis fósseis, “hoje a principal fonte de geração de energia no mundo, que, no entanto, traz uma série de impactos negativos para a vida e para o planeta”.
Em meio a esse contexto, ressaltou que a Alece, na gestão do presidente Evandro Leitão (PDT), implantou em 2021 o Comitê de Responsabilidade Social. O órgão fundamenta as ações e projetos do Poder Legislativo nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas por meio da Agenda 2030, informou Cristiane Leitão.
Ela ressaltou que, além de implementar os 17 ODSs, a Casa Legislativa atua no incentivo a todos os municípios cearenses para fazerem o mesmo. Ela adiantou que uma das ações nesse sentido será do edital do Selo ESG Alece na gestão pública, com o objetivo de difundir o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) no Estado.
O selo pretende estimular ações de responsabilidade socioambiental nos municípios, promover um modelo de desenvolvimento sustentável liderado pelas prefeituras e fortalecer a relação entre os municípios e organizações nacionais e internacionais. Além disso, o prêmio “busca popularizar práticas bem-sucedidas relacionadas aos ODSs, incentivar a criação de relatórios socioambientais e de ESG nas prefeituras municipais e disseminar informações sobre o alcance dos ODSs no Estado.