Comemoração de 190 anos

Assembleia Legislativa é enaltecida como parceira no desenvolvimento do Ceará

Por Oceli Lopes - Em 07/04/2025 às 10:09 PM

Alece 190 Anos Marcos Moura

Mesa Diretora da Sessão Solene em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa. Foto: Marcos Moura/Alece

Os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), comemorados nesta segunda-feira (07), foram celebrados em Sessão Solene realizada no Plenário 13 de Maio, que ficou lotado de parlamentares, ex-parlamentares e autoridades da política cearense, que enalteceram a importância da Casa Legislativa para o desenvolvimento do Estado do Ceará.

Durante a solenidade, dezessete ex-presidentes da Casa, ainda vivos, foram homenageados: Mauro Benevides – representado pelo neto David Benevides; Antônio dos Santos, Pinheiro Landim, Arthur Silva Filho – representado pelo filho Homero Cals Silva; Cid Gomes, Moésio Loiola, Luiz Pontes, Teodorico Menezes, Marcos Cals, Domingos Filho, Gony Arruda, Francisco Caminha, Roberto Cláudio – representado pelo deputado Antônio Henrique (PDT); José Sarto, José Albuquerque, Evandro Leitão e Fernando Santana.

A comemoração atendeu à solicitação do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB); e do deputado Heitor Férrer (União).

Aldigueri ressaltou, em seu discurso que, desde a fundação em 1835, a Alece tem sido a voz legítima do povo cearense. “É o palco onde se constroem as leis que regem nossa sociedade, onde se travam debates que refletem os anseios da população e onde se decide, com responsabilidade e compromisso, o futuro de milhões de cearenses”, afirmou.

Defender os valores democráticos com toda a vigilância, dedicação e compromisso que a tarefa exige, ainda de acordo com ele, “é uma tarefa coletiva”. “Não se constrói um Estado melhor sem união. E esta Assembleia, ao longo dos seus 190 anos, tem demonstrado que, quando trabalhamos juntos e colocamos o interesse público acima de qualquer diferença, podemos transformar realidades e melhorar a vida dos cearenses”, considerou.

Elmano De Freitas E Romeu Aldigueri Portal In

Governador Elmano de Freitas recebe cópia da Constituição do Ceará do presidente Romeu Aldigueri. Foto: Portal In

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que já atuou como parlamentar na Alece, também assinalou a importância de reconhecer o trabalho feito por cada ex-presidente da Casa. Ele ressaltou que o Parlamento cearense é composto por homens e mulheres com pensamentos, ideologias e ideias diferentes sobre o que é melhor para o povo cearense.

“Diante disso, podemos perceber que o debate político realizado aqui é feito de maneira grandiosa, visto que, com tantos pensamentos diferentes, na hora da divergência todos buscam o consenso, momento em que a habilidade dos nossos políticos se sobressai e caminha na direção do que é melhor para suprir as demandas do nosso povo”, disse.

O senador Cid Gomes (PSB), que presidiu a Alece entre 1995 e 1996, também reforçou que o Parlamento é uma escola para os que almejam chegar ao Poder Executivo. “As diferentes visões que temos oportunidade de perceber aqui são muito úteis, visto que é possível perceber a multiplicidade de situações vivenciadas aqui, facilitando o convívio com as diferenças”, comentou.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que presidiu a Alece por duas legislaturas, pontuou algumas ações de seu mandato como presidente da Casa. De acordo com ele, “cada projeto elaborado e aprovado, cada discussão encaminhada nesta Casa, tem como objetivo fazer do Ceará um Estado mais humano, justo e sustentável”, defendeu.

Representando os homenageados da noite, o deputado Zezinho Albuquerque (PP), licenciado do mandato para ser secretário das Cidades do Ceará, lembrou as diversas crises enfrentadas pelo Parlamento cearense ao longo de sua história e enalteceu a contribuição de parlamentares e servidores durante estes momentos. “O Ceará tem sorte com seus governantes e com seu Parlamento, que é forte, e unido naquilo que é melhor para o povo, mesmo com as diferenças de pensamento e ideologia”, frisou.

No início da solenidade, foi feito um minuto de silêncio em homenagem póstuma a ex-deputada estadual Zélia Mota, falecida nesta segunda-feira, 7. Primeira mulher eleita para o Parlamento cearense, Zélia exerceu o mandato entre 1975 e 1978, sendo pioneira em muitos aspectos, especialmente pelo caráter social das bandeiras de seu mandato.

A Mesa Diretora da Sessão Solene contou ainda com a participação do procurador-geral de Justiça do Estado, Haley de Carvalho Filho; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rholden Botelho de Queiroz; e da defensora pública Geral do Estado, Sâmia Costa Farias Maia.

Com informações da Alece.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder