Senadora Cearense
Augusta Brito vive expectativa de ser eleita líder do PT no Senado e fala sobre possibilidade de licença para Janaína Farias assumir lugar na Casa
Por Redação IN Poder - Em 02/02/2024 às 7:08 PM
A senadora Augusta Brito (PT) está na expectativa para assumir a liderança do PT no Senado Federal. Atualmente, a cearense é vice-líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Casa e pode assumir o comando do partido neste ou no próximo ano.
Ela aponta que sua determinação ficaria ainda maior. A declaração da petista ocorreu nesta sexta-feira, 2, quando esteve presente na reabertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para 2024.
“Existe uma possibilidade de poder assumir também a liderança do partido do PT no Senado e a gente está criando expectativas, porque é onde se discute tudo nos bastidores, de poder participar como líder do PT. Se eu tiver essa oportunidade, pode ser nesse ano, pode ser no próximo”, afirmou a parlamentar.
Augusta explica que a determinação ficaria ainda maior por conta da responsabilidade que teria de liderar os colegas senadores.
“Não que seja diferente, mas com uma responsabilidade bem maior do que a gente já vem fazendo em defender realmente os projetos que são encaminhados pelo Governo Federal, acreditando que vários deles já chegaram e fazem diferença aqui no nosso estado do Ceará”, declarou a petista.
Os parlamentares cearenses já são vistos com bons olhos em Brasília. Atualmente, a liderança de governo na Câmara dos Deputados é exercida pelo deputado José Guimarães (PT).
Licença
Augusta assumiu o posto no Senado após o titular, Camilo Santana (PT), ter sido nomeado como Ministro da Educação. Ela é primeira suplente e assumiu imediatamente o cargo depois que o colega de partido assumiu o posto Executivo.
A segunda suplente de Camilo é Janaína Farias, atual chefe de Assessoria Especial do Ministério da Educação, com quem o petista também já trabalhou quando era governador do Ceará.
E como é costume haver rotatividade entre os suplentes, a tendência é que Augusta tire licença para que Janaína assuma a cadeira no Senado.
Sobre o assunto, a ex-prefeita de Graça informou que não há nenhum acordo, mas acredita que a mudança ocorra ainda neste ano. O objetivo é fortalecer a participação das mulheres na política nacional.
“Eu vou fazer isso até para fortalecer a participação de outras mulheres também na política, mas ainda não tem nenhuma data determinada”, concluiu em entrevista ao Diário do Nordeste.