Reaproximação
Bancada do PDT avança nas articulações para compor base de apoio a Evandro Leitão
Por Redação IN Poder - Em 17/11/2024 às 6:30 PM
Poucas semanas após o encerramento das eleições municipais de Fortaleza, as articulações na Câmara Municipal estão em plena evolução. A bancada do PDT, que conta com oito vereadores eleitos, começa a definir sua postura em relação à gestão do prefeito eleito Evandro Leitão (PT). Entre os parlamentares, há uma inclinação majoritária para integrar a base do petista, embora o grupo tenha apoiado diferentes candidatos no segundo turno.
Dos oito vereadores pedetistas, Adail Jr., cotado para ser o 1º vice-presidente da Câmara, e Luciano Girão foram os únicos a apoiar Evandro na disputa contra André Fernandes (PL). O restante, liderado pelo atual presidente da Casa, Gardel Rolim, fez campanha para o candidato do PL. Apesar disso, encontros recentes entre Evandro e lideranças do PDT indicam um possível alinhamento. Kátia Rodrigues, por exemplo, já declarou publicamente apoio ao prefeito eleito.
Enquanto Gardel Rolim, Paulo Martins, Kátia Rodrigues e Marcel Colares sinalizam aproximação com a gestão de Evandro, outros membros do PDT, como Jânio Henrique e PPCell, demonstram preferência por manter oposição ao petista. A decisão final do partido é vista como estratégica, especialmente após a atuação do presidente interino da legenda, André Figueiredo, que tem buscado consolidar o apoio da bancada ao futuro prefeito.
Além das articulações para formar a base governista, conversas sobre a presidência da Câmara também ganham força. Gardel Rolim tem sido mencionado como possível candidato, inclusive por lideranças de outros partidos, como União Brasil e Podemos. A ideia de uma chapa independente, que se distancie tanto de Evandro quanto de André, chegou a ser considerada durante o segundo turno, mas enfrenta desafios para se concretizar.
Apesar das movimentações, a consolidação de um bloco unificado ainda depende de definições internas no PDT e das negociações com outras legendas. Para Evandro Leitão, garantir o apoio da maioria na Câmara será essencial para a estabilidade de sua gestão, enquanto a oposição tenta se organizar em um cenário que reflete as divisões do recente pleito municipal.