incentivo à leitura

Biblioteca do Fórum Clóvis Beviláqua recebe livros em doação

Por Oceli Lopes - Em 16/02/2025 às 11:35 AM

Biblioteca Amélia Beviláqua Do Fórum Clóvis Beviláqua Foto Tjce

Biblioteca Amélia Beviláqua no Fórum Clóvis Beviláqua em Fortaleza. Foto: Alex Costa/TJCE

Para ser doador da Biblioteca do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, é preciso o cidadão fazer cadastro prévio através do e-mail [email protected] e preencher o Termo de Doação. O doador é informado sobre a aceitação da obra e os procedimentos para a entrega.

Os compêndios que não atenderem aos requisitos da biblioteca são repassados para outras instituições. A doação é facultada a todos os cidadãos, e a entrega deve ser feita por meio da Diretoria do Fórum.

Sexta-feira passada, dia 14, a Biblioteca Amélia Beviláqua celebrou o Dia Internacional da Doação de Livros, uma iniciativa que vai além do estímulo à leitura. Segundo a diretora do FCB, juíza Solange Menezes Holanda, o espaço tem um acervo de, aproximadamente, 1.800 obras técnicas e literárias, incluindo obras de desembargadoras(es), juízas(es), servidoras(es) e outras(os) profissionais do Sistema de Justiça.

“Quase todos exemplares foram recebidos por doação. No final do mês de janeiro de 2025, nossa biblioteca recebeu uma doação de quase trezentos livros, feita pelo professor Felipe Barroso, o que enriqueceu, substancialmente, o acervo existente. Quem doa livros, abre portas e janelas para o Universo”, afirmou a magistrada.

Vale destacar que, do acervo da biblioteca, 608 livros estão cadastrados no Sistema Pergamum, que possibilita a consulta ao catálogo, renovações, reservas e demais serviços de forma online. Todo material doado passa por uma análise prévia, alinhada às políticas locais, visando o crescimento qualitativo e quantitativo. De julho de 2024 a janeiro de 2025, foram doados 367 livros.

Com informações do TJCE.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder