RETALIAÇÕES À INVASÃO DA UCRÂNIA
Biden fecha espaço aéreo dos EUA a aviões russos e anuncia novas sanções
Por Marcelo - Em 02/03/2022 às 8:21 AM
Em seu primeiro discurso de Estado da União, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que os EUA vão fechar o seu espaço aéreo para aeronaves da Rússia, assim como já anunciou a União Europeia (UE) e outros países, como forma de pressionar o Kremlin a cessar imediatamente a ofensiva militar na Ucrânia.
Com palavras fortes voltadas diretamente a Vladimir Putin, Biden disse que a opção pela guerra foi errada e inadmissível. Quem também decidiu aplicar sanções econômicas foi o Canadá, que ainda anunciou o fechamento de seus portos às embarcações russas.
As sanções econômicas internacionais também estão surtindo efeito, tanto que a Bolsa de Valores de Moscou permanecerá fechada nesta quarta-feira (2), pelo terceiro dia seguido, Já o maior banco da Rússia, o Sberbank, informou que abandonará o mercado financeiro europeu.
Segundo especialistas, a moeda russa, o rublo, teve perdas muito significativas desde a última segunda-feira, quando a Bolsa de Valores de Moscou foi fechada, com o objetivo de reduzir a desvalorização de seu índice, o Moex. Desde então, a ações mais relevantes já caíram cerca de 60%.
Ainda em seu discurso, Joe Biden afirmou uma equipe de trabalho do Departamento de Justiça dos EUA está sendo criada para investigar ações ilegais de líderes corruptos e oligarcas russos que vem lucrando muito com o regime de Moscou. E, junto com a UE, devem confiscar aviões privados, imóveis luxuosos, iates e lucros indevidos dessas pessoas.