Deportação em massa
Brasil critica uso de algemas em deportados dos EUA e aciona FAB para traslado
Por Redação IN Poder - Em 26/01/2025 às 1:11 PM
O governo brasileiro reagiu neste sábado, 25, à chegada de um voo de deportação dos Estados Unidos com cidadãos brasileiros algemados, classificando a prática como “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais”. O avião, que transportava 88 deportados e tinha como destino Belo Horizonte (MG), fez uma escala em Manaus (AM), onde a situação foi detectada pela Polícia Federal.
Por orientação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, as algemas foram imediatamente retiradas, e os brasileiros receberam assistência. “A dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e configuram valores inegociáveis”, destacou o Ministério da Justiça em nota oficial. Além disso, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizada para concluir o traslado dos deportados até Minas Gerais.
A deportação em massa de imigrantes ilegais é uma política intensificada pela nova gestão de Donald Trump, que assumiu a presidência dos Estados Unidos no último dia 20. O episódio reacende o debate sobre o tratamento dado a deportados e reflete a postura firme do Brasil em relação à dignidade de seus cidadãos no exterior.
O Ministério das Relações Exteriores ressaltou que voos de deportação com brasileiros têm sido realizados desde 2017, como parte de um entendimento bilateral para reduzir o tempo de detenção nos EUA por questões migratórias. O governo informou que buscará assegurar que situações como essa não se repitam.