PARA A FIOCRUZ
Brasil recebe IFA para fabricar 32 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19
Por Marcelo - Em 24/03/2021 às 2:55 PM
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou nesta quarta-feira (24), a chegada de três voos provenientes da China, trazendo 1.024 litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), insumo utilizado pela Fundação Oswaldo Cruz na produção de vacinas contra a Covid-19.
“A partir de hoje, amanhã e depois de amanhã chegará, em três voos provenientes da China, mais IFA para produção no Brasil. Serão 1.024 litros do IFA, que é suficiente para a produção 32 milhões de doses da AstraZeneca, na Fiocruz”, disse o chanceler.
O anúncio foi feito durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, à qual Araújo compareceu como convidado. O ministro disse que, com a chegada dos insumos, fica normalizado um cronograma mensal de recebimento do ingrediente farmacêutico.
Ele ressaltou que há um problema global na cadeia de produção de vacinas, o que tem prejudicado a exportação para o Brasil de doses de vacina produzidas na Índia ou nos Estados Unidos, por exemplo.
Araújo participou, por videoconferência, da audiência pública na Câmara dos Deputados, após ter comparecido, pela manhã, à reunião sobre o combate à Covid-19 realizada no Palácio da Alvorada, com o presidente Jair Bolsonaro, ministros, governadores e os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado.
O IFA é um item fundamental na formulação de fármacos, incluindo vacinas. No início do ano, a Fiocruz recebeu com atraso os primeiros lotes do insumo para a produção da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.
As primeiras doses produzidas pela Fiocruz, na unidade Bio-Manguinhos, foram entregues na semana passada. A previsão da instituição é de que sejam entregues 3,9 milhões de doses este mês e outras 18,8 milhões em abril, 11,2 milhões a menos que o previsto. (Agência Brasil)