Em Fortaleza

Brasileiros deportados dos EUA serão levados para Belo Horizonte em avião da FAB

Por Oceli Lopes - Em 07/02/2025 às 5:00 AM

Aeroporto De Fortaleza, Aeroporto Pinto Martins

Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza. Foto: Fraport/Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 7, é esperado em Fortaleza, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, voo com 135 brasileiros deportados dos Estados Unidos, mais precisamente de Alexandria, no estado norte-americano da Luisiana.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a aeronave, após breve escala técnica em Porto Rico, segue diretamente para Fortaleza. Em caráter excepcional, a FAB – Força Aérea Brasileira disponibilizará um avião para o deslocamento do grupo da Capital cearense até Belo Horizonte.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), 80% dos repatriados são de Minas Gerais, especialmente da região de Contagem.

“Em Fortaleza e em Belo Horizonte, o Governo Federal montará esquema de recepção e apoio, com base na experiência acumulada nas operações de repatriação anteriores”, diz comunicado assinado pelo Itamaraty, Ministério da Justiça e Segurança Pública e pela Polícia Federal.

Pelo lado norte-americano, estarão na recepção representantes da Embaixada em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, em sua sigla em inglês).

O defensor público-geral federal, Leonardo Magalhães, estará também no Aeroporto Internacional Pinto Martins para acompanhar a chegada dos deportados.

A Defensoria Pública da União (DPU) integra a mobilização para garantir assistência jurídica e social aos repatriados, auxiliando na sua reintegração ao Brasil.

O Governo do Estado do Ceará dará todo apoio e logística ao desembarque através da Secretaria dos Direitos Humanos e da Secretaria da Proteção Social.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder