MODERNIZAÇÃO NO CEARÁ
Camilo anuncia investimento de R$ 20 mi em equipamentos para a área de saúde
Por Marcelo - Em 07/12/2020 às 2:02 PM
O governador Camilo Santana autorizou, na manhã desta segunda-feira (7), a aquisição de equipamentos para modernização das unidades da rede pública estadual de saúde, humanização do atendimento, inovação e valorização das pessoas. O valor total do investimento, este ano, é cerca de R$ 20 milhões.
“É mais um anúncio importante para o Ceará. Lançamos em 2019 a Plataforma de Modernização da Saúde no Estado, que inclui uma série de medidas. Desde a reestruturação da Secretaria, descentralização das ações de saúde, criação das superintendências regionais, ampliação das ações de saúde no interior”, disse.
Segundo ele, o objetivo é que 90% das demandas de saúde da população sejam atendidas na própria região. “Para isso, o Estado tem implantado UTIs em hospitais do interior e regionais. Vamos inaugurar, em breve, o Hospital Regional do Jaguaribe e com isso, todas as regiões do Ceará terão um hospital de alta de complexidade do Estado”, destacou Camilo.
O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, destacou que a compra dos equipamentos faz parte da política de modernização adotada pelo Estado. “Dividimos as aquisições para modernizar as unidades hospitalares de Fortaleza e no Interior. Alguns, como aparelhos de cateterismo para os Hospitais Regionais Norte, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e do Cariri, por exemplo, permitirão que esses hospitais atendam a pessoas vítimas de AVC ou infarto 24 horas, sete dias por semana”, afirmou.
Ainda este ano, estão previstas as compras de equipamentos de alta complexidade, como sistemas de hemodinâmica para o HGF, Sertão Central e Cariri, além de arcos cirúrgicos para o Hospital de Messejana e Hospital Regional do Cariri, que permitirão ampliar e otimizar os serviços prestados nas Regiões de Saúde mais carentes, descentralizando o atendimento a cirurgias.
O governador ressaltou que a pandemia continua e reforçou que todos precisam colaborar. “Está tendo um novo ciclo no mundo inteiro e aqui também temos novos casos. É fundamental cumprir as orientações sanitárias, evitar aglomerações e usar máscara. Estamos trabalhando para trazer a vacina o mais rápido possível para os cearenses, mas enquanto não tem a vacina precisamos ter cautela e zelo”, completou Camilo Santana.