INCENTIVO AO COMÉRCIO VAREJISTA
Camilo assina decreto que parcela em três vezes ICMS das vendas de fim de ano
Por Marcelo - Em 16/12/2021 às 8:45 PM
O governador Camilo Santana assinou nesta quinta-feira (16), do almoço de diretoria da CDL de Fortaleza, o decreto Papai Noel para o setor do comércio varejista cearense, que permitirá o parcelamento em até três vezes do ICMS relativo às vendas deste mês de dezembro, o que vai dar um grande alívio para os lojistas.
Segundo a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, existe uma lista de atividades e contribuintes elencados no anexo do decreto, que terão a oportunidade de realizar o pagamento, que deveria ocorrer até o dia 20 de janeiro de 2022, em três vezes. Isso possibilitará formação de caixa e amenizar os impactos da pandemia de Covid-19.
Durante o evento, o presidente da CDL de Fortaleza ressaltou que a entidade vai disponibilizar ao Governo do Ceará um total de 1.000 bolsas de estudo na Faculdade CDL, para qualificar estudantes saídos do ensino médio de escolas públicas, que não têm condições de pagar uma universidade.
Ele também agradeceu a assinatura do decreto Papai Noel, que vai permitir o parcelamento do ICMS sobre as vendas de fim de ano. “Isso dará um fôlego a mais para o setor do comércio varejista do Ceará, em especial neste momento de retomada da nossa economia”, salientou Assis Cavalcante.
O chefe do Executivo estadual afirmou que sempre pautou seu trabalho pelo diálogo e lembrou que o mundo só vai superar essa crise sanitária com a vacinação da população. E destacou o resultado do Produto Interno Bruto do terceiro trimestre do Ceará, que registrou um crescimento de 3,25% na comparação com o período imediatamente anterior, e muito superior ao PIB nacional, que anotou uma retração de 0,1%.
Camilo ainda lembrou da Trinca de Hubs que existe no Ceará – aéreo, portuário e de telecomunicações -, lamentando que o Estado chegou a ter 48 voos internacionais por semana, conectando o Ceará aos Estados Unidos, Europa e diversos outros países do mundo, com apenas uma escala.
“Infelizmente na pandemia, um dos setores mais afetados foi a aviação, o turismo, mas estamos recuperando. Já voltamos os voos para Paris, e vamos recuperar os voos para Amsterdã, Miami. O nosso aeroporto teve o seu tamanho praticamente dobrado, se modernizou, o que é importante para consolidar esse Hub aéreo”, explicou.
Destacou que a parceria firmada entre os portos do Pecém e de Roterdã tem sido muito positiva, com o terminal cearense batendo recordes sucessivos de movimentação. “E ainda temos o Hub tecnológico, com vários data centers e cabos submarinos de fibra óptica aqui instalados”, salientou.
E para finalizar deu ampla ênfase ao Hub de Hidrogênio Verde, que está sendo implementado no Complexo do Pecém, que tem uma expectativa muito positiva, uma vez que pode mudar o perfil socioeconômico do Ceará nos próximos anos, pois o planeta está assumindo compromissos de descarbonizar a atmosfera.
“O mundo inteiro está enxergando o H2V como o grande combustível para substituir o petróleo e a Europa não tem condições de produzi-lo para atender à sua demanda. O Ceará partiu na frente e já assinamos 14 protocolos de intenções, com as maiores empresas internacionais nas áreas de combustível e energia”, lembrou Camilo.
O H2V é a grande alternativa de combustível do futuro e o Ceará reúne todas as condições de ser um grande produtor mundial. “Temos uma localização privilegiada, um grande porto, moderno, com a ZPE em funcionamento, além de sol e vento o ano inteiro, para garantir a produção de energia renovável. E não será um investimento que será apenas no Complexo do Pecém, mas vai precisar da energia solar e eólica que será produzida em todo o interior do Ceará, trazendo uma mudança econômica e poderemos dobrar o PIB do Estado nos próximos anos, com efeitos positivos enormes, para todos os segmentos produtivos”, completou Camilo Santana.