SEGURANÇA HÍDRICA
Camilo comemora fluxo da transposição rumo ao Cinturão das Águas do Ceará
Por Marcelo - Em 20/08/2020 às 7:26 PM
O governador Camilo Santana comemorou, em suas redes sociais, a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao sistema que vai garantir a segurança hídrica do Ceará. Elas já estão fluindo, com o início da fase de operação, em direção ao Cinturão das Águas do Ceará.
Nesta quinta-feira (20), a comporta da tomada d’água no Eixo Norte da transposição foi aberta, em Jati, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fazendo com que o fluxo comece a percorrer uma das principais obras do Governo do Ceará para garantir o abastecimento em todo Estado.
“A previsão, agora, é de que de 15 a 20 dias o canal seja preenchido para, a partir de então, as águas seguirem pelos 53 quilômetros do CAC, passando pelo leito do Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe, até chegar ao Açude Castanhão, o que deve ocorrer em cerca de dois meses”, afirmou.
Ele também agradeceu o apoio recebido da Presidência da República neste momento importante. ”Isso ajudará a garantir a segurança hídrica do nosso Estado. Agradeço a parceria do Governo Federal e a todos que colaboraram com essa importante obra”, asseverou Camilo Santana.
Pandemia
À tarde ele participou de mais uma reunião virtual do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, que reúne 29 órgãos e instituições cearenses. “Apresentamos os índices da Covid-19 em Fortaleza e no interior, que seguem em queda em todo o Estado. Mas ressalto que a pandemia continua e exige máxima atenção de todos, principalmente evitando aglomerações e sempre usando máscara”, salientou Camilo Santana.
Veja o vídeo da transposição:
As águas da Transposição do São Francisco já estão fluindo, em fase de testes de operação no início do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Nesta quinta-feira, a comporta da tomada d’água no Eixo Norte da transposição foi aberta em Jati pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A previsão, agora, é de que de 15 a 20 dias o canal seja preenchido para, a partir de então, as águas seguirem pelos 53km do CAC, passando pelo leito do Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe, até chegar ao Açude Castanhão, o que deve ocorrer em cerca de dois meses. Isso ajudará a garantir a segurança hídrica do nosso estado. Agradeço a parceria do Governo Federal e a todos que colaboraram com essa importante obra.
Publicado por Camilo Santana em Quinta-feira, 20 de agosto de 2020